Image Map

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

(Resenha) Se arrependimento matasse - Alma Cervantes

Se Arrependimento Matasse
Título: Se arrependimento matasse


Autor: Alma Cervantes

Editora: Novo Século

Ano: 2013

Páginas: 240

Sinopse: Alex, Alice e Rebeca são grandes amigos e decidem se reencontrar depois de alguns anos sem se verem. O lugar escolhido é o hotel dos pais de Alex, mas o que parecia uma viagem especial, repleta de conversas agradáveis e descontraídas com os outros hóspedes durante o jantar se transforma, em seguida, num pesadelo. Quando os três se preparam para dormir, ouvem batidas desesperadas à porta e seguem ao salão, onde logo descobrem que o cozinheiro fora assassinado. Com a comoção, somada à dificuldade de fuga devido à tempestade e névoa lá fora, a confusão logo se instala no hotel, além de um desagradável clima de suspeita entre os hóspedes.



*** 


Começamos esta história conhecendo o Alex, o Alice e a Rebeca. Eles são amigos de infância e decidem passar um final de semana juntos após muitos anos sem se verem.

O local escolhido é o hotel dos pais do Alex, a Vera e o Charles.
Além deles também se hospedam no hotel o professor Dante, o misterioso John e a Frederica. Ainda temos os empregados Andrei, Jeremiah, Rosa e Victor.

Já na primeira noite temos o assassinato do cozinheiro Victor. E é a partir daí que começa todo o suspense para descobrir quem é o assassino. No decorrer da trama ainda acontecem mais 3 assassinatos.

Se arrependimento matasse a raça humana iria entrar em extinção. Acredito que não exista um único ser humano que não carregue na sua bagagem um arrependimento. Pode ser de uma palavra dita, uma palavra não dita, um ato praticado ou um ato não praticado.

E a história que o Alma nos conta é exatamente sobre os arrependimentos dos atos praticados.

Cada personagem tem um segredo a esconder. E após o primeiro assassinato vamos conhecendo os fatos pelo ponto de vista de cada testemunha. Um detalhe que para um é insignificante passa a ter importância para o outro.

A adrenalina de descobrir quem é o assassino e se manter vivo até o final da história faz com que os personagens cometam atos de egoísmo e mais tragédias acabam acontecendo.

O Alma conseguiu conduzir a história de forma maestral. O assassino, o porquê dos assassinatos e o desfecho da história foram dignos de uma Agatha Christie misturado com Alfred Hitchcock.

Quando se fecham as cortinas no final de um espetáculo no teatro a reação da plateia é se levantar e aplaudir quando gostam. Eu passaria uma meia hora aplaudindo se tivesse a oportunidade.

O suspense escrito pelo Alma é simplesmente perfeito. Nunca passaria pela minha cabeça que o assassino pudesse ser quem acabamos descobrindo no final. Fiquei estupefata.

Com esse suspense o leitor poderá se deparar com a seguinte questão: Do que você se arrepende?

Se for de uma palavra não dita vá até a pessoa e fale. Não tenha vergonha de falar com o coração. Demonstre todo o seu sentimento nas palavras. Deixe sua alma falar e tocar o outro. Tenha a coragem de dizer Eu Te Amo.

Se for de uma palavra dita que feriu alguém vá até esta pessoa e peça desculpas. Tenha a humildade de reconhecer que cometeu um erro e a dignidade de pedir perdão.

Lembre-se de algo muito importante: Esta pode ser sua única chance de dizer ao outro como você se sente. Pode ser que amanhã ela já não esteja mais vivendo entre nós e o arrependimento de não ter tido a coragem de falar vai se juntar ao arrependimento de ter sido covarde.

Quantas chances nós perdemos por medo de não sermos correspondidos nos sentimentos. Por medo de recebermos um não. Mas viver com a dúvida pairando sobre nossas cabeças é muito pior do que ter que conviver com a certeza.

Durante a trajetória da história passamos por vários sentimentos: medo, raiva, angústia, tristeza, perplexidade. E somos presenteados com um final que marcou não apenas os hóspedes e funcionários do hotel mas cada leitor que assimilou esta frase: Se arrependimento matasse.




Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. uma excelente, inteligente e sensível resenha à altura de um excelente, inteligente e sensível livro! ambos, escritor e resenhista, estão de parabéns!!!

    ResponderExcluir