Image Map

terça-feira, 15 de outubro de 2013

(Resenha) O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito


Título: O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para coroar um dragão.


Autor: Marcelo Hipólito

Editora: Novo Século

Páginas: 152
            
Ano: 2013

Sinopse: De uma infância pobre e sofrida à irresistível ascensão aos salões dos grandes reis; de um começo sem esperanças ao despertar de um poder inigualável, invejado e temido, Merlin,  é levado a se tornar o homem mais influente da Idade das Trevas. Confidente supremo do rei Artur e maior conselheiro da corte de Camelot.  Misterioso e enigmático. Amado e odiado. Druida, monge e mago.
Na Britânia do Século V da Era Cristã – abandonada pela queda do Império Romano à barbárie dos invasores saxões –, Merlin surge para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade.
A saga de um homem determinado a erigir uma civilização de paz e justiça numa terra devastada pelo caos e a guerra em uma aventura épica e brutal que equilibra realismo duro com doses amargas de magia.
 


*** 





Acredito que todos aqui em algum momento da vida leu ou assistiu a um filme sobre Merlin e o rei Artur.

Sugiro que esqueça tudo o que leu ou assistiu até hoje e descubra através deste livro do Marcelo uma hipótese mais plausível de ser a verdadeira estória por trás da Lenda e do Mito de Merlin e do rei Artur.

Para começar somos catapultados até a Britânia do Século V da Era Cristã e apresentados a uma realidade que poucos têm a coragem de mostrar.

As mulheres eram tratadas como meros objetos que podiam ser usados de qualquer maneira por um ou vários homens e depois descartadas como lixo sendo brutalmente assassinadas.

Os “religiosos” faziam oferendas sacrificando animais e pessoas para verem o futuro nas suas entranhas.

Merlin foi um desses religiosos. Com o passar dos anos e evoluindo como pessoa resolve mudar o direcionamento que estava dando para o seu conhecimento.

E foi assim que decidiu preparar Artur para ser um rei justo, preocupado com o povo e respeitando as mulheres. Isto sim foi a maior magia que ele fez pois numa época onde a barbárie era a coisa mais comum de se ver colocar no poder um rei com um conceito completamente diferente se tornou seu maior feito.

Artur também não era um “santo”. Ele foi moldado para a guerra da forma mais bruta possível. Passou por etapas de treinamento para criar a armadura que o transformaria no Mito.

E neste processo conhece Guinevere por quem se apaixona. Temos também a obsessão da Morgana pelo Artur. E a tão conhecida traição de Lancelot.

Olhando pelo prisma que o Marcelo nos deu com sua estória podemos entender melhor os fatos, o que levou cada um a cometer determinado ato.

O ódio da Morgana primeiro por Merlin que ajudou o rei Uther a destruir sua família e depois transferindo este ódio para o seu meio-irmão Artur.

O verdadeiro motivo para Guinevere ter traído o rei com seu cavaleiro Lancelot. E o final trágico para esta relação.

Me senti como se tivesse feito uma viagem no tempo e de repente estava lá no meio daquela estória sendo uma observadora ocular dos fatos que transformaram dois homens, um em um Mito e o outro numa Lenda.

E na minha humilde opinião acredito que os fatos apresentados aqui no livro do Marcelo são os que mais se aproximam da realidade. Naquela época não existia uma vida de conto de fadas como a maioria dos autores mostram em suas estórias sobre o rei Artur.

Era realmente uma época de bárbaros onde as guerras significavam matar ou matar. Quem entrava numa batalha era apenas com esta meta na cabeça matar: o maior número possível de inimigos utilizando espadas, machados ou a arma que estivesse mais próxima.

Por isso aplaudo de pé a coragem do Marcelo em nos trazer esta nova visão para a história. Não pensem que é uma estória de terror por mostrar as guerras sanguinárias que aconteciam.

Ela serve exatamente para mostrar o quanto o ser humano evoluiu (graças a Deus). Ainda falta muita coisa acontecer, muitos pensamentos a serem modificados para termos certeza que a humanidade será salva de si mesma.Mas poder ver como éramos na época e como mudamos nossa forma de agir nos faz ter esperança no futuro.

Quer fazer uma viagem no tempo e descobrir como um Dragão foi coroado rei? Quer ter uma nova visão sobre os fatos que culminaram na Lenda de Merlin e no Mito do rei Artur? Então leia este livro do Marcelo e se deixa levar nas asas desse Dragão. Você não se arrependerá.                                       


                       



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Khrys, dos livros sobre Artur, meus preferidos certamente são a trilogia escrita por Bernard Cornwell, justamente porque ele apresenta a história sem tanta fantasia e bem próxima do que poderia ser considerada realidade.
    Este livro ganhei em uma promoção e fiquei muito feliz, pois adoro as histórias de Artur e Merlin... pela tua resenha já vi que vai ser uma leitura maravilhosa e que vai acabar se tornando um dos meus queridinhos da minha estante, hehehe! Beijos!!

    ResponderExcluir