Image Map

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

(Resenha) Flor de laranjeira - Gabriela Rodriguez

Título: Flor de laranjeira

Autora: Gabriela Rodriguez

Edição: 1

Editora: Biblioteca 24 horas

Ano: 2011

Páginas: 410


Sinopse: Aos setenta anos de idade, uma mulher já cansada, volta à cidade que havia deixado dez anos atrás e em meio às ruínas de sua velha casa, relembra sua vida. Quando tinha onze anos seu coração foi partido de tal maneira que fez com que decidisse nunca mais se apaixonar. Porém vê seu mundo virar de cabeça pra baixo quando se muda para o Rio de Janeiro. Lá conforme os anos vão transcorrendo, em meio a uma adolescência um pouco conturbada, ela passa a viver relacionamentos vazios. No entanto, sem que tivesse percebido se envolvia cada vez mais com quem jamais pensou. Ela não sabia até quando resistiria a uma paixão que a arrastava cada vez mais fundo dentro de si. E quem era aquele homem que ela sonhava desde criança? Ele seria real ou apenas um sonho sem sentido?



*** 




Nesta estória fazemos uma viagem através das memórias da Ana Lúcia. Conforme as lembranças vão passando pela mente da Ana somos levados a reviver com ela os seus melhores e os seus piores momentos.

Ana passou sua infância numa cidade do interior chamada Esperança e foi lá em meio a natureza que ela aprendeu que a vida é feita de erros e acertos.

Assim o leitor também tem a chance de conhecer seus amigos da infância, os da adolescência e os da fase adulta. Alguns estiveram presente em todas estas fases.

Ana Lúcia não era uma menina comum. O que mais gostava de fazer era jogar futlama com os amigos João, Zeca, Fábio e Rafael. Vivia sempre na companhia de um dos amigos. Ou jogando futebol ou nadando na cachoeira.

No momento mais difícil da sua vida – a perda do pai aos 16 anos – Ana acaba se deixando levar pela depressão e se envolve com o álcool. Foi a época onde ela cometeu vários erros que só não tomaram uma proporção devastadora na sua vida graças a sua mãe Carol, seu irmão Eduardo e seus amigos que conseguiram coloca-la de volta nos trilhos.

Por ter sofrido uma desilusão amorosa com o primeiro namorado Ana decidiu nunca mais se apaixonar. Se envolvia com os rapazes mas nunca deixava a emoção estar envolvida. Assim foi levando a vida até perceber que no coração não se manda. Quando ele resolve se apaixonar apenas acontece.

Mas por causa do seu medo de sofrer novamente acaba sofrendo ainda mais por se afastar de quem poderia lhe curar as feridas da alma. E pior, se envolve com um cara que lhe trouxe as feridas para o corpo.

Quando ela finalmente resolve seguir o coração seu tempo ao lado do amado é curto e mais uma dura perda acontece em sua vida. Ela só não volta a cair novamente no fundo do poço graças ao presente que esta paixão lhe deixou: um bebê.

Com o passar do tempo seu coração começa a voltar a viver plenamente ao conhecer o homem dos seus sonhos – literalmente pois ela sonha com este homem deste menina. No começo ela o repele mas como se trata de um encontro de Almas Gêmeas esta rejeição só serve para leva-la diretamente aos braços do Leo.

A Gabriela escreve de uma forma tão delicada, com tanta emoção e sutileza que nos faz vivenciar cada cena. É como se estivéssemos dentro da mente da Ana e as lembranças fossem nossa. 

Podemos sentir cada emoção que os personagens sentem. E são muitas emoções.

No decorrer da trama Ana conhece outras pessoas que lhe trazem algumas lições. Conhece novos amigos e novas amigas. Se envolve com alguns e amadurece. Comete um crime motivado pelo medo e pela dor extrema da perda.

São muitos acontecimentos marcantes na memória desta mulher de 70 anos que poderia ser qualquer um de nós.

Acabei até lembrando da minha própria infância pois também vivia pelos campinhos jogando futebol com meu irmão e com os meninos do bairro. Poder correr descalça pela rua de barro foi o melhor presente que meus pais me proporcionaram. A liberdade. As cicatrizes são apenas lembranças físicas destes momentos.

E acredito que foi ter esta liberdade que fez a Ana se apegar tanto a cidade de Esperança. O nome da cidade era o desejo que pulsava nas veias de todos os moradores.

Ana teve um privilégio, digamos assim, de viver duas formas de amor. Primeiro com seu amigo Rafa que era a paixão da sua vida e depois com o Leo seu grande amor.

Ela cometeu muitos equívocos antes de se acertar com o Leo. Aprendeu da forma mais dolorosa a valorizar o amor verdadeiro. Passou por momentos difíceis, outros terríveis mas venceu no final.
Poucas pessoas podem dizer que são vencedores nesta vida. Apenas aqueles que são capazes de vencer a si mesmos. E a Ana foi uma dessas vencedoras.

E poder acompanhar seu desenvolvimento como pessoa e sua evolução como mulher foi emocionante. Cada ser tem sua forma de aprender. Alguns precisam errar muito antes de acertar. Alguns aprendem observando os erros dos outros e trazendo estas lições para a sua vida.

O personagem que mais se aproximou do meu jeito de viver foi o irmão da Ana, o Eduardo. Ele também valoriza a qualidade em vez da quantidade de relacionamentos.

Foi uma viagem completamente emocionante viver estas lembranças junto com a Ana. O resgate do passado dela traz uma esperança para o nosso futuro.




Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário