Image Map

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

(Resenha) O Casamento - A continuação de Diário de Uma Paixão - Nicholas Sparks


O Casamento

Título: O Casamento

Autor: Nicholas Sparks

Editora: Arqueiro

Páginas: 224  
      
Ano: 2012


Sinopse : Advogado de sucesso, Wilson Lewis sempre se esforçou para que a família vivesse confortavelmente, mas talvez tenha dedicado tempo demais ao trabalho e de menos às pessoas mais importantes de sua vida. Depois de 30 anos casado e com a filha mais velha prestes a fazer os próprios votos matrimoniais, ele é forçado a encarar uma verdade dolorosa: já não há paixão em seu casamento - e a culpa é dele. Wilson e sua esposa Jane se afastam cada dia mais e ele questiona se a mulher ainda o ama. Uma coisa é certa: seu amor por Jane só aumentou ao longo dos anos e ele está disposto a fazer o possível para reconquistá-la. Inspirado pela maravilhosa história de amor dos sogros, Noah e Allie (de Diário de uma Paixão), ele promete a si mesmo que encontrará uma forma de levar o romantismo de volta à sua vida conjugal e fazer a esposa  apaixonar-se por ele novamente.

***
Quando comecei a ler o livro fiquei com receio de não entender a história pois ainda não li “O diário de uma paixão” mas o Nicholas nos conta uma continuação que fala da filha do Noah e da Allie.
Nessa história temos o Wilson, um advogado viciado em trabalho e a Jane que fica decepcionada com o marido após o esquecimento da data do casamento.
A partir desse dia Wilson decide se tornar um homem melhor. E começa uma transformação nas suas atitudes. Ele passa a dar valor as pequenas coisas do dia a dia e tenta dessa forma fazer com que a Jane volte a se apaixonar por ele como no início do relacionamento.
Entre conversas com seu sogro Noah e acontecimentos inesperados, Wilson passa a entender melhor o significado do amor.
A questão que fica no ar é: Pode alguém mudar de uma forma tão drástica assim? Sim desde que tenha em mente que essa mudança tem que ser por ela e não pelo outro.
Se você pretende mudar para agradar a outra pessoa, essa mudança será superficial, apenas exterior. Agora se você pretende mudar para se melhorar como pessoa, a mudança é verdadeira e interna.
No caso do Wilson ele uniu as duas mudanças: mudou para reconquistar o amor da Jane ( que ele não havia perdido) e mudou por achar que poderia ser uma pessoa melhor.
Mas acho que no caso dessa história não seria o Wilson o único a ter que mudar. A Jane ficou desapontada com a atitude do marido e em vez de falar diretamente com ele vai passar uns dias na casa do filho.
Após 30 anos convivendo com uma pessoa passamos a não falar o que estamos sentindo ou pensando pois acreditamos que a outra pessoa já nos conhece a ponto de ler nossa mente. É aí que acontecem os divórcios pois sem diálogo não há relacionamento que funcione.
Se o amor do Wilson não fosse verdadeiro o romance teria acabado ali. Mas em vez de fugir como a Jane fez o Wilson foi a luta.
As demonstrações de carinho ao longo da história são comoventes. E o final é simplesmente a maior prova de amor que o Wilson poderia ter dado para a Jane.
Outra parte que me emocionou demais foi a história do Noah com o cisne.
Enfim O Casamento serve como um alerta para os casais que deixam a relação cair na rotina. E por favor não esperem completar 30 anos de casados para poderem refletir sobre suas atitudes para com o parceiro.


Um leve bater de asas O:-) anjinho O:-) anjinho  para todos!!!!!!!!!

Khrys Anjos



Nenhum comentário:

Postar um comentário