Image Map

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

(Resenha) A coragem de confiar - Roberto Shinyashiki


Título: A coragem de confiar - o medo é o seu pior inimigo

Autor: Roberto Shinyashiki

Editora Gente

Gênero: Psicologia

Páginas: 176


Sinopse: As pessoas vivem angustiadas, preocupadas e depressivas, com medo de tudo. Medo de perder o emprego, de ser roubadas, de ficar sozinhas, de arriscar e de que as suas tentativas não deem certo. Elas têm receio de falhar e de não dar conta do que se propõem a fazer. O medo está virando um estilo de vida O mundo está tomado pela insegurança. Isso mata a alegria de viver e sufoca o seu desejo de ser feliz e de se realizar. No entanto, se você quer mais da vida, essa não é uma boa opção. Você não pode deixar que os seus receios se tornem o seu estilo de viver. Neste livro, Roberto Shinyashiki alerta que o medo não pode ser nosso companheiro de viagem. No máximo, ele pode ser uma placa na beira da estrada, assinalando uma curva perigosa no caminho. O autor fala com coragem da sua experiência com a espiritualidade, como um caminho para o poder interior, e propõe um método inédito, que chamou de Programa de Ativação do Poder Interior, para você se autoanalisar e agir de modo que obtenha o máximo de poder interior e de satisfação com a vida. A saída é ir além desse sentimento de angústia e estabelecer uma confiança que o mova para frente. Acreditar sempre em você mesmo, no outro e em Deus é o segredo para superar seus receios e dar a volta por cima. É preciso ter a coragem de confiar, pois essa é a melhor vacina contra a insegurança e as preocupações.

*** 

Quando comecei a ler o livro tive quase certeza que o Roberto estava do meu lado me analisando pois  me identifiquei com muitas coisas que ele relatou.

Ele nos mostra os medos mais frequentes das pessoas. E nos ajuda a identificar esses medos na nossa vida.

As máscaras do medo que usamos são tão camufladas que chega um momento de nossas vidas que não percebemos mais que é uma máscara. Ela se torna uma segunda pele e não a vemos mais quando olhamos no espelho (acredito que me encontro nesse estágio).

A descrição que ele dá para a importância da fé e da oração é tocante. Infelizmente o ser humano perdeu essa conexão com Deus que no passado era passada de pai para filho.

E podem acreditar que o poder de uma oração, quando é feita com o coração, a mente e a alma unidos, é incrível. Mas o que vemos hoje em dia são pessoas que oram apenas com a boca.

Uma certeza que sempre tive desde garota, e que o Roberto acabou me dando um respaldo técnico, é que quem ama confia.

A tríade da confiança (confiar em Deus, nas pessoas e em si mesmo) tem como base o amor. Acredito que essa deva ser a base para qualquer relacionamento entre pais e filhos, amigos, colegas de trabalho.

E foi o que Jesus nos pediu: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.

Os exercícios apresentados nos fazem refletir bastante a cerca de nossos medos. E o mais difícil de todos é aprender a amar.

Vivemos com tanto medo de sofrer que nos fechamos numa concha (sou conhecida como uma ostra) e passamos e viver num mundo só nosso. E é na infância que aprendemos a conviver com esse medo. O medo de não ser amado o suficiente por nossos pais, o medo de não ser digno do amor de nossos pais.

São tantos medos que quando chegamos à fase adulta a máscara já está presa no seu rosto e te transforma numa pessoa que na verdade não existe.

Esse livro do Roberto serve como um terapeuta particular. É o primeiro passo para a cura pois ao ler cada capítulo vamos nos dando conta do mal que o medo faz na nossa vida.

Não podemos deixar que o medo seja um companheiro constante da nossa caminhada. Temos que olhar para ele como sendo um aviso de que algo não está certo mas precisamos impedi-lo de governar a nossa vida.

Realmente é preciso muita coragem para confiar.

E não deixe que o medo o impeça de ler esse livro pois ele irá mudar a sua vida.



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário