Image Map

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

(Resenha) O caminho para casa - Kristin Hannah



Título Original: Night Road

Autora: Kristin Hannah

Editora: Arqueiro

Ano: 2012

Páginas: 352



Sinopse:Uma história inesquecível sobre a capacidade de cura do coração, a importância da família e a coragem necessária para perdoar as pessoas que amamos.
Durante 18 anos, Jude pôs as necessidades dos filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude.
Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quando Zach se apaixona por ela, os três se tornam companheiros inseparáveis.
Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.
Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências – e encontrar um jeito de esquecer ou a coragem para perdoar.
O caminho para casa aborda questões profundas sobre maternidade, identidade, amor e perdão. Comovente, transmite com perfeição e delicadeza tanto a dor da perda quanto o poder da esperança.
****
Lexi tem 14 anos e está a caminho de Washington para morar com Eva, a tia-avó que ela nem sabia que existia. Desde a morte de sua mãe, por overdose, Lexi vive em lares adotivos e é constantemente devolvida ao abrigo. Agora, a assistente social lhe diz que ela tem, sim, família. Essa palavra lhe dá medo: medo de ter esperança.
Jude leva uma vida de sonhos. Mora numa casa belíssima em Washington, tem um marido maravilhoso e filhos alegres e amorosos. Vive para a família, mas está sempre com medo de não demonstrar aos gêmeos Mia e Zach quanto os ama. Ela só pensa em protegê-los dos perigos do mundo. Agora, com os filhos prestes a concluir o ensino médio, seus temores e preocupações se intensificam.
O destino dessas duas mulheres tão diferentes será para sempre modificado quando Lexi se tornar a melhor amiga de Mia e o grande amor de Zach: um trio inseparável.
Então a vida dá uma guinada, levando os personagens a viver sentimentos intensos – amor e ódio, culpa e perdão – que qualquer um de nós poderia experimentar.


***


A história do “O caminho para casa” mostra o encontro de dois casais de Alma Gêmea. A Lexi com o Zach e a Jude o Miles.

A história é dividida em duas partes. Na primeira temos o começo do relacionamento da Lexi com a Família Farraday.

Na segunda parte temos o difícil processo do perdão.

O que consegui captar de ensinamento dessa história: Quando estamos acomodados na vida achando que estamos no caminho certo o Destino vem e nos mostra através de uma tragédia que o caminho que estamos trilhando não é o verdadeiro.

A Jude superprotegia os filhos achando que assim eles estariam livres de aprender as lições que só quem vive plenamente pode aprender. Então acontece a tragédia e todos precisam rever seus valores.

Assim surgem as mágoas, as culpas, os desentendimentos, o ódio.

E “O caminho para casa” não é uma casa física mas a casa da Alma.E esse é o caminho mais difícil de ser percorrido pois para seguí-lo temos que passar pelo autoperdão.

Quando acontecem tragédias nas nossas vidas passamos a viver com o famoso “Se”: Se eu tivesse feito isso ou se eu tivesse falado isso nada disso estaria acontecendo agora.

Mas o único “Se” que devemos viver é: Se aconteceu é porque tinha que acontecer. Nada na nossa vida acontece por acaso ou porque deixamos de fazer ou falar algo para alguém.

Sei que é doloroso passar por uma perda mas também sei que é possível seguir em frente.

A Kristin desenvolveu a história de uma forma tão envolvente que parece que estamos vivenciando os fatos junto com os personagens.

Ela mostrou as diferentes formas de se lidar com a perda: a autopunição, o isolamento, a aceitação. Enfim todos os estágios que devemos passar nesses momentos.

E o que mais me emocionou na história foram as fidelidades do Zach e do Miles pois demonstrou que os relacionamentos deles com a Lexi e a Jude eram realmente de Almas Gêmeas. Que se comprometeram a se amar mesmo nas horas mais difíceis.


Ela tem a mesma capacidade do Nicholas Sparks de tocar nossa Alma com suas histórias. 


Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário