Image Map

sexta-feira, 10 de maio de 2013

(Resenha) Paixâo e Liberdade - Flávia Cristina Simonelli

Autora:  Flavia Cristina Simonelli

Páginas: 178
Ano: 2010
Editora: Novo Século -Selo: Novos Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse:
Pode um reencontro com o passado promover mudanças no presente? Quando duas amigas se reencontram após 20 anos, não são as mesmas pessoas, definitivamente. Mas os fantasmas do que já foram se misturam com os novos personagens em que se transformaram, provocando desconforto, assombro, desconcerto. Camila, uma jovem executiva que tinha tudo para fazer uma carreira brilhante em Marketing, acaba por tomar rumos completamente inusitados, em um país distante da Europa, onde vai conhecer a origem das dores do amor e da incompreensão. Já Isabel, sem tantas ambições profissionais, mas que desde cedo buscou viver com intensidade as emoções proporcionadas pelo amor, passou por duas relações importantes, que resultaram em uma viuvez e uma separação. Um romance arrebatador, que irá prendê-lo da primeira até a última linha. 


***



Quando comecei a ler o livro me senti como um psiquiatra ouvindo um paciente numa consulta.

Nessa história temos as amigas Isabel e Camila. O enredo é desenvolvido baseado nesta amizade.

Elas se conheceram na faculdade e se apaixonaram.

A paixão não acontece apenas entre um casal, mas também entre amigos, irmãos, parentes, vizinhos.

Quando conhecemos alguém e logo de cara nos identificamos com ela temos dois sentimentos para expressar: Paixão ou Amor.

Na Paixão o outro se torna o foco da sua vida. Você quer que ele viva para você. E acaba transferindo essa paixão para as outras pessoas que convivem com o seu objeto de adoração.

Já o Amor liberta. Você deseja que o outro seja feliz mesmo que não esteja ao seu lado.

E foi esta diferença que a Isabel aprendeu.

Quando ela conheceu a Camila e se apaixonou por ela, transferiu essa paixão para o João Rodrigo que estava ficando com a Camila na época.

Mas por não compreender este sentimento preferiu se calar e ocultá-lo de todos.
Casou-se, ficou viúva, se casou de novo e se separou.

E quando ela se reencontra com a Camila e passa sua história a limpo percebe os enganos que cometeu (só que ainda comete mais um ao se envolver por uma noite com o João, pois ele é casado).

Ao descobris as duas histórias podemos ter uma noção do quanto o ser humano prefere aprender pela dor e não pelo amor.

A Camila se deixou seduzir pelo poder, pela ganância e pelo chefe. Ao constatar que estava lidando com um ser monstruoso e que estava denegrindo sua alma ela foge. Vai viver uma vida nova, mas escondendo o seu passado.

E o arrependimento pelos erros cometidos não a deixa ser feliz e aproveitar a segunda chance que a vida lhe deu.

Já a Isabel acaba aprendendo o que é o amor verdadeiro através do Fabrizio.
No começo eles não ficam juntos, pois ele é casado. Achei a postura dele a mais digna da história. Principalmente ao explicar o motivo de não ficarem juntos>ele ainda não podia se entregar por inteiro.

Perceberam a diferença: A Paixão pode ser vivida por partes – ou só o corpo, ou só a mente ou só o coração. Já o amor precisa ser vivido por inteiro, pois com a união do corpo, da mente e do coração fundimos as almas.

Essa história é um verdadeiro terapeuta, pois nos faz refletir sobre os erros que cometemos em nossa vida.

E que viver de arrependimento não é viver. Precisamos nos perdoar, admitir nosso erro e seguir em frente.

Enquanto a Isabel estava presa a Paixão não conseguiu viver realmente, pois ficou acorrentada lá no passado. Quando ela finalmente aprendeu a amar ganhou a Liberdade.



Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário: