Image Map

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

(Resenha) Ausência - Flávia Cristina Simonelli

Título: Ausência

Autora: Flávia Cristina Simonelli

Editora: Novo Século

Páginas: 279

Ano: 2012


Sinopse: “O que é um homem sem memória? Um homem que não se reconhece mais em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum rosto?” Daniel é médico neuropsiquiatra e começa a tratar de Ervin de Apolinário, professor aposentado que apresenta uma doença degenerativa. Tudo estaria dentro da rotina do consultório, não fosse a doença de Alzheimer reavivar na memória de Daniel antigas dores, misturadas à paixão obcecada por Natasha, filha do paciente, provocando a desestruturação de seu casamento e a culpa por transpor seus limites éticos. Ausência é um romance que coloca ao leitor uma questão perturbadora: o que acontece quando a mente começa a apagar as lembranças que constituem a própria biografia? O desenvolvimento do Alzheimer e o dilema de Daniel são o fio condutor dessa trama permeada por relações complexas e questionamentos existenciais que levam a refletir sobre o dinamismo inesperado da vida.



*** 




Nesta história conhecemos o Ervin de Apolinário, um renomado professor de Literatura que tem os sintomas da doença de Alzheimer agravados a cada dia.

Sua esposa Margarida não sabendo mais como lidar com este problema procura a ajuda do neuropsiquiatra Daniel, que é casado com Milene a 17 anos e pai de dois meninos.

Daniel reluta um pouco em ter o Ervin como seu paciente pois quando criança perdeu a avó Dione para esta doença.

Ao conhecer a psicóloga Natacha, filha do Ervin se apaixona perdidamente a ponto de virar uma verdadeira obsessão.

E após 17 anos sendo fiel a sua esposa não pensa nas consequências e a trai com a Natacha.

Também temos o doutor Lamartine que foi o mentor do Dniel na universidade e o Alberto, filho do Ervin que mora no Canadá.

Depois de sabermos quem é quem na história vamos aos fatos:
Ervin após tantos anos se dedicando arduamente ao trabalho acaba sendo derrotado pelo Alzheimer. É mostrada no decorrer da trama todas as etapas pelas quais os pacientes com esta doença passam e como isto afeta as vidas de todos os que com ele convivem.

Quando dona Margarida vai procurar a ajuda do Daniel não imagina que irá levar também mais um problema para a sua família.

Daniel tem que enfrentar seus fantasmas do passado devido a esta mesma doença que o fez perder sua avó ainda na infância e logo após a sua mãe.

Natacha depois de se divorciar de um marido que a traia se deixa seduzir pelo doutor Daniel.

Acredito que no fundo ela quis de uma forma inconsciente se vingar das mulheres que ajudaram seu marido a lhe trair.

Fiquei triste com esta atitude dela pois durante os diálogos que ela teve com o Daniel parecia ser uma pessoa mais centrada. E por já ter sofrido na pele a dor da traição deveria ter pensado mais nos sentimentos da Milene.

O Daniel se casou por obrigação e se acomodou no papel de homem casado e certinho. E quando encontrou alguém que fez seu sangue ferver de paixão (o que ele realmente sentia pela Natacha era paixão e num grau que pode levar um homem a cometer loucuras) não se importou com as consequências e traiu a esposa. Mesmo pensando antes, durante e depois do ato que estava fazendo algo errado, que sua esposa não merecia ser tratada assim.

Isso mostra que mesmo os psicólogos e psiquiatras que estão acostumados a lidar com os problemas de seus pacientes todos os dias também são humanos e passíveis de cometer erros nas suas vias particulares.

Não posso dizer o que acontece no final da história só posso dizer que vibrei muito com o que desfecho. Uma grande lição que deveria ser aprendida por todos.


*** 


Confesso que este foi o livro mais difícil que já li. Tive que fazer algo que não costumo fazer: ler um capítulo, dar uma pausa, ler outro livro e voltar a leitura deste.

Vou explicar o motivo: Quando recebi este livro já tinha lido a sinopse e algumas resenhas sobre ele e já sabia o que iria encontrar – o drama da doença de Alzheimer.

Meu pai faleceu a 3 anos e lendo este livro tive a certeza de que ele vinha sofrendo desta doença (na época só tinha a hipótese). Os sintomas descritos eram os que ele apresentava.

Teve momentos que foi como se estivesse vendo o meu pai sendo retratado ali e continuar lendo nesta hora foi difícil.

O arrependimento pelo qual a dona Margarida passa de ficar se lamentando por não ter tido a paciência para lidar com o Ervin me fez rever minhas atitudes com relação ao meu pai também.

Sabe aquela famosa frase: “Isso só acontece com os outros. Na minha família, não”. É exatamente assim que estamos acostumados a agir. Não queremos enxergar o que está bem diante de nossos olhos e depois só nos resta o arrependimento.

Por isso peço a todos que leiam este livro. Ele vai tirar esta cortina dos seus olhos e vai te mostrar como esta doença pode estar levando um ente querido seu para este abismo.

Meu pai vivia dizendo que não queria ficar velho dando trabalho pra gente. Acho que por isso acabou tendo um infarto. Ele não admitia depender dos outros.

Como não posso voltar no tempo para modificar o passado vou pelo menos modificar meu futuro. Agora sei que esta doença é hereditária e que precisarei me cuidar mais. Além de ficar mais alerta com relação a minha mãe.

Deixo aqui este relato para que quem o estiver lendo possa refletir sobre como tem tratado seu pai ou mãe quando eles agem com uma agressividade gratuita ou com os esquecimentos, sintomas típicos desta doença.

É fundamental procurar ajuda profissional pois não podemos lidar com esta doença mascarando os sintomas. Esta é uma doença grave que afeta e abala todos os envolvidos não somente o doente.

A Flávia está de parabéns por ter tido a iniciativa de mostrar para os leitores toda a avalanche de sentimentos, emoções e consequências desta doença.


Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Não conhecia este livro mas gosto muito deste tipo de leitura e já anotei aqui para adquiri-lo. Tive uma vó com Alzheimer e sei muito bem a dificuldade que é lidar com pessoas com esta doença e o carinho que elas necessitam.
    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir