Image Map

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

(Resenha) A escolha de cada um - Regina Monge

A Escolha de Cada Um

Título: A Escolha de Cada Um

Autor: Regina Monge

Editora: Novos Talentos da Literatura Brasileira - Novo Século

Páginas: 157

Ano: 2010

Sinopse: A Escolha de Cada Um nos ensina a reconhecer nossas limitações, nossos problemas, e nos impulsiona a ir ao encontro das soluções, buscar as oportunidades que a vida nos oferece. Alerta-nos para combatermos nossa inércia, nosso amortecimento, pois eles nos imobilizam, impedindo-nos de enxergar acontecimentos importantes. Esquecer o passado e ir em busca de nossos sonhos, nossos ideais. Ensina também que a existência continua, mostra um caminho iluminado, deixando-nos ver os obstáculos a superar. Dá a todos os mesmos direitos: à felicidade, ao sucesso, ao amor. Ele nos ensina a fazer escolhas. Escolhas certas. É um livro instigante, porque mistura realidade cotidiana com trechos totalmente surrealistas, História; e fala, acima de tudo, sobre o amor e seu poder de transformação.



*** 




O livro é dividido em duas partes. Na 1ª parte é contada a trajetória do sucesso e a do fracasso do escritor J. Hubert.

Ele escreveu um livro que se tornou um best-seller internacional.  Mas devido ao medo de não conseguir o mesmo sucesso que alcançou com seu primeiro livro se impôs um exílio. Assim junto com sua esposa Helena partiu numa viagem pelo mundo mas não deixou de escrever suas histórias.

Passou a escrevê-las e guardá-las num cofre pois sua auto crítica não permitia publicá-las por medo do fracasso.

Após 20 anos afastado da mídia resolve finalmente publicar uma das histórias engavetadas.

O seu medo de fracassar foi tão forte que o livro realmente foi cruelmente criticado e assim caiu no esquecimento.

Até que um dia o senhor Richard aparece na livraria onde o livro estava escondido no fundo da loja, faz um verdadeiro garimpo em busca de tesouros, o encontra e o compra.

Após sua leitura fica completamente encantado e o empresta para sua sobrinha Suzan que é jornalista. Ao terminar de ler o livro Suzan também fica encantada e o apresenta para sua chefe Rachel, que é mais uma a virar fã.

Elas resolvem fazer um programa para mostrar aos telespectadores este magnífico achado. Mas infelizmente o autor não pôde presenciar este renascimento da sua criação.

O que chama mais a atenção nesta 1ª parte é que o narrador é o livro escrito pelo J. Hubert. Ele conta toda a sua trajetória deste o momento que existia apenas na mente do autor e todo o processo de sua criação. Fala dos sentimentos e das emoções que vive.

Assim podemos ter uma noção do que um livro sente ao ser criado, a expectativa de ser lido,como lida com o fracasso, a emoção de virar um sucesso. (Fico imaginando o que os livros que fazem parte da minha vida diriam caso pudessem realmente falar - o livro não fala com as pessoas na história ok? Ele é o narrador.).

E ele descreve sua convivência com os personagens da história, Cada encontro e cada despertar de Alma que promove.

E a lição principal que ele acaba passando infelizmente não foi aprendida pelo seu próprio criador: cada escolha que fazemos tem uma consequência mas a forma que lidamos com ela é o que realmente conta.

O Hubert alimentou seu medo do fracasso, se escondeu e quando resolveu se abrir novamente estava com a alma tão impregnada pelo medo que criou uma barreira para o sucesso. Assim seu segundo livro caiu no esquecimento.

Mas como o Destino é capaz de levar quem está no caminho errado de volta ao rumo certo seu livro foi redescoberto e finalmente pode deixar fluir sua Luz.

Cada um dos personagens da história que o leu o fez com a mente e o coração abertos (peço tanto que as pessoas passem a ter esta atitude quando pegarem um livro para ler  pois assim sua Alma se alimentará) que foram tocados por sua história e absorveram sua essência.

Na 2ª parte temos a história criada pelo J. Hubert. Não vou contar como é a história exatamente para que você que está lendo estas poucas linhas se interesse em descobrir que história é esta capaz de fazer com que tantas pessoas mudem suas vidas.

Só vou falar de algumas “coincidências” com minha própria vida:

A personagem da história tem um sonho com um homem que tem tatuado no braço o Olho de Hórus (a minha fica na base do pescoço), ela viaja para conhecer uma cidade que parece que a está chamando (tenho esta mesmo sensação mas com 3 lugares: Grécia, Irlanda e o sul do Reino Unido), na viagem ela conhece o John (este nome me acompanha desde meus 13 anos mais ou menos).

Por isso falo que devemos estar atentos pois a resposta para alguma dúvida que possamos ter pode estar ali naquela história que foi levada até você e está apenas esperando o momento de sere vista e aprendida.

A escolha de cada um nos mostra que nossa vida é exatamente do jeito que queremos que ela seja. Se você não está satisfeito com o rumo que a sua está seguindo faça algo para tomar o caminho certo. Não deixe este trabalho para o Destino. Tome as rédeas da sua vida em suas mãos e guie a carruagem que te levará em direção a sua plena felicidade.





Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Pela resenha parace contagiante. Muitas emoções pela vida. E até as coincidências.
    Legal!
    bjs e excelente final de semana
    Ritinha

    ResponderExcluir