Image Map

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

(Resenha) A lenda do Lago Dourado - Edson Vanzella Pereira

A Lenda do Lago DouradoTitulo:  A lenda do Lago Dourado

Autor: Edson Vanzella Pereira

Editora: Dracaena

Gênero: Infanto Juvenil,Ficção

Páginas: 380

Ano: 2012

Sinopse: Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano.
Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia.
Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso.
Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.



*** 




Os integrantes da família Baltimore têm suas vidas mudadas completamente após David passar em 1º lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano.

O que parecia ser uma notícia que iria trazer muitas alegrias para a família acaba se transformando num pesadelo.

David sofre um “acidente” no Brasil e volta para os Estados Unidos entre a vida e a morte. Enquanto isso Max é abençoado pela Luz Dourada.

A partir daí começa uma verdadeira odisseia para descobrir a verdade. Cada fato revelado desencadeia uma nova busca por mais respostas.

Ele se une a Srta. Marchal para descobrir a identidade do Agente Negro. Assim temos a luta do Poder da Luz contra a fraternidade da Escuridão.

No decorrer da estória somos agraciados com lições surpreendentes para a nossa vida. São mensagens passadas por vários personagens que nos colocam em estado de reflexão.

Com a Luz Dourada fluindo por seu corpo Max passa a ser um ímã para atrair o lado bom das pessoas. A personagem que mais se beneficiou com esta aproximação foi a Gabby. Ela deixou de ser uma menininha mimada para se transformar numa garota responsável e estudiosa.

O Max também precisou aprender algumas lições: A dar valor ao amor dos pais. A superar o ego através da humildade. A trabalhar em equipe.

E isto passa a ser uma lição também para o leitor.

Nós muitas vezes não compreendemos o amor dos pais pelos filhos. E para alguns esta compreensão chega tarde demais.

A humildade é o fator essencial para construir o caráter de uma pessoa. Somente aquele capaz de suplantar o seu ego pode ser considerado um vitorioso pois quem alimenta o ego está alimentando um verdadeiro monstro que o irá devorar na primeira oportunidade.

Quando várias pessoas trabalham juntas para um bem comum a Luz passa a fluir em suas vidas indicando o caminho a seguir e ajudando a trilhar este caminho transformando as pedras em aprendizados.

O Edson criou uma estória envolvendo ficção e realidade na medida perfeita. Ele criou um lago de ensinamentos para o leitor.

O desfecho desta estória foi a mais emocionante que já li na minha vida. A cena final é capaz de tirar lágrimas de uma pedra.

Acredito que este Lago Dourado na verdade está dentro do coração de cada pessoa. E a escolha entre se atirar de cabeça nele para ser abençoado pela Luz ou deixa-lo secar pela Escuridão é que determina o nosso Destino.

Nossos atos, nossas atitudes e nossos pensamentos são o que alimenta a Luz ou a Escuridão. Basta prestarmos atenção para descobrirmos de qual lado decidimos viver.




                           


Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!


Khrys Anjos


Um comentário:

  1. Me fez soltar lágrimas!!!

    Khrys Anjos. Esta carioca de Duque de Caxias - RJ, me fez soltar lágrimas pela profundidade de sua crítica ao livro. Ela conseguiu chegar nas mais remotas ideias camufladas em meio a estória e trouxe a tona o grande objetivo da obra, que é passar uma mensagem positiva. Eu acredito sinceramente que um bom livro deve ter a capacidade de fazer com que o leitor saia da leitura melhor do que quando entrou. Essa sempre foi a minha intenção. Mas entre a minha intenção e o que os leitores sentem há um caminho enorme. Às vezes recebo críticas duras, outras muito boas, mas quando percebo que o livro atinge o coração do leitor, então eu sinto que a jornada valeu a pena e me incentiva muito a continuar escrevendo.
    Obrigado Khrys, simplesmente maravilhosa a sua crítica literária sobre A Lenda do Lago Dourado.
    Edson

    ResponderExcluir