Image Map

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

(Resenha) A cor do olhar - Alda Cabrita

A Cor do OlharTítulo: A cor do olhar

Autora: Alda Cabrita

Editora: Chiado Editora

Coleção: Viagens na Ficção

Páginas: 328

Ano: 2010

Gênero: Romance


Literatura estrangeira/ Portugal



Sinopse: Num mundo onde a beleza física ganha cada vez mais contornos de uma grande ou mesmo a maior virtude que alguém pode ter, onde só é perfeito quem tem um corpo delineado e firme por debaixo de um rosto bem tratado e bonito, Madalena não consegue vencer esta luta, apesar de a sua personalidade reunir muitos outros atributos. Nesta sociedade onde se usa e abusa de tudo o que nos possa ajudar a conquistar esse objetivo, Madalena desiste e pretende ser ela e só ela, insistindo nas qualidades que lhe são inatas, até que alguns acontecimentos brutais a transformam numa outra mulher e lhe permitem comprovar que afinal talvez seja mesmo essa "beleza" que faz girar o mundo.




***



Neste romance conhecemos Madalena filha de um dos homens mais ricos e influentes de seu país.

Ela tem a riqueza e o poder do sobrenome da família mas não é feliz pois não se considera bonita. Ela é uma mulher normal mas para os ditames da moda onde apenas a beleza é fundamental se sente inferior.

Como sua estima está praticamente no chão se torna um alvo fácil para um conquistador sem escrúpulos como o Carlos com quem acaba se casando.

O casamento não é o que ela esperava. Afinal como poderia dar certo se faltava a Madalena a coisa mais importante: o amor próprio?

E ela teve que aprender da forma mais brutal até onde vai a ambição e a ganância humana.

Após mudar completamente de vida, na verdade sendo uma outra mulher, conseguiu dar um novo rumo ao seu Destino.

Passou por transformações físicas, mentais e emocionais antes de renascer.

A Alda nos traz uma estória que podemos ver acontecer em todas as famílias tanto ricas quanto pobres.

A pessoa não se aceita como é e acaba perdendo grandes chances de ser feliz. Fica tão focada nos “defeitos” e se esquece de olhar para as qualidades.

No caso da Madalena ela tinha algo para mudar esta situação, pelo menos uma parte: o dinheiro para as correções físicas. Mas se as mudanças não ocorressem também nos outros aspectos não teria adiantado muito.

Temos outros personagens que tiveram participações cruciais para fazer estas mudanças acontecerem como o Tô Rico um amigo de infância da Madalena que era marginalizado pela população da pequena cidade onde vivia por ser “deficiente” físico e por ser selvagem.

Teve uma cena que me deixou completamente emocionada: O Miguel ajoelhado no cemitério tendo finalmente a coragem de declarar o seu amor.

O Miguel foi um exemplo de que nem sempre podemos viver ao lado da nossa alma gêmea. Ele passou anos amando a Madalena como mulher e ela o via apenas como irmão. Mas o amor dele era tão forte que foi capaz de aceitar vê-la feliz ao lado de outro. Este estágio de amor é o mais difícil de se atingir.

A Alda conseguiu criar uma estória com drama, suspense e romance na medida perfeita. As situações mostradas fazem o leitor pensar sobre o que é realmente importante nesta vida.

Passamos tanto tempo dando valor a coisas sem importância nenhuma. Nos deixamos iludir pelas atitudes doces das outras pessoas. Não valorizamos nossas qualidades. Vemos apenas o que os olhos físicos podem ver sem enxergar verdadeiramente as pessoas e situações. Muitas vemos nos importamos com a cor do olhar e não com o olhar.

Esta estória serve para nos fazer olhar além. Ensina lições muito valiosas para o leitor. E o final é surpreendente.




Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Sou a Alda Cabrita. Acabei de ler o seu resumo comentado sobre o meu livro. Fiquei sensibilizada com o modo acertado como o fez. Obrigada. Beijinho.

    ResponderExcluir