Image Map

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

(Resenha) O castelo das Águias - Ana Lúcia Merege

O Castelo das ÁguiasTítulo: O castelo das Águias

Autora: Ana Lúcia Merege

Edição: 1

Editora: Draco

Ano: 2011

Páginas: 191


Sinopse: O Castelo das Águias, romance fantástico de Ana Lúcia Merege, é um lugar especial. Localizado nas Terras Férteis de Athelgard, região habitada por homens e elfos, abriga uma surpreendente Escola de Magia, onde os aprendizes devem se iniciar nas artes dos bardos e dos saltimbancos antes de qualquer encanto ou ritual. Apesar de sua juventude, Anna de Bryke aceita o desafio de se tornar a nova Mestra de Sagas do Castelo. Aprende os princípios da Magia da Forma e do Pensamento e tem a oportunidade de conhecer pessoas como o idealizador da Escola, Mestre Camdell; Urien, o professor de Música; Lara, uma maga frágil e enigmática, e o austero Kieran de Scyllix, o guardião das águias que mantêm um forte elo místico com os moradores do Castelo. Enquanto se habitua à nova vida e descobre em Kieran um poço de sentimentos confusos e turbulentos, uma exigência do Conselho de Guerra das Terras Férteis põe em risco a vida e a liberdade das águias Com o apoio de Kieran, Anna lutará para preservá-las,desvendando uma trama de conspiração e segredos que envolvem importantes magos do Castelo.


*** 



Quando Anna chega à Escola de Artes Mágicas de Vrindavahn se depara com um preconceito diferente. Ela é hostilizada por uma das outras mestras por ser humana.

Num determinado momento ela pensa em desistir de ser a mestra das sagas por causa desta hostilidade mas o seu lado Lobo fala mais alto.

Ela passa a se relacionar com os outros mestres e conquista amizades especiais. Além de conhecer o amor personificado na pessoa do Mestre das Águias Kieran, que tem o dobro da sua idade.

Como podem ver Anna nasceu para quebrar as barreiras dos preconceitos: se tornou um mestra sendo jovem e humana, não deixou que o fator da idade interferisse no seu relacionamento. Talvez sua força venha da Floresta dos Teixos onde viveu em comunhão com a natureza.

E sua força é posta à prova quando precisa se pronunciar perante o Conselho de Scyllix sobre o futuro das águias.

Quando o mago Hillias vê suas expectativas de escravizar as águias desmoronarem acaba se virando contra a Anna e o Kieran. E neste momento é que a força do amor dos dois se solidifica.

Ao iniciar a leitura fiz como as águias abri minhas asas e fiz um voo panorâmico por toda Athelgard conhecendo pessoas e lugares incríveis.

Anna se mostrou uma guerreira e um exemplo pois seguiu o que o seu coração desejava.

Kieran no início parecia ser um homem rude mas o amor o “amoleceu” e o fortaleceu. Demonstrar os sentimentos não torna a pessoa fraca pelo contrário a torna mais forte.

O diretor Camdell que sempre tenta ver o lado bom das pessoas e das situações.

O aprendiz Lear Encanta-Dragões que precisou superar os momentos de fraqueza e cresceu como pessoa.

Tivemos várias lições a serem aprendidas não apenas pelos aprendizes da Escola de Magia mas pelo leitor pois esta escola ensinou não somente sobre a magia mas principalmente sobre a vida.

Se você se deixar paralisar perante um obstáculo que o Destino colocou no seu caminho não poderá desfrutar da felicidade que o espera ao superá-lo. E não adianta culpar outra pessoa por isso afinal foi escolha sua desistir.

Devemos sim ser como o Camdell. Toda pessoa e toda situação tem o seu lado positivo. Nas pessoas fica mais difícil enxergar pois muitas delas estão a tanto tempo vivendo na escuridão que a Luz passa a ser um ponto bem pequenino no seu interior, mas está lá. E as situações por piores que sejam também tem seu lado bom. São oportunidades que a Vida nos dá para evoluirmos.

Preconceito só faz com que a pessoa perca chances de ser feliz. Ou por não aceitar um amor por uma pessoa mais velha ou por não se achar capaz de realizar determinado trabalho.

Quando assumimos a postura de merecedores conseguimos superar todas as barreiras que nós mesmos nos impomos.

E o maior exemplo vem exatamente das águias: “A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver 70 anos.
Mas, para chegar a esta idade, aos 40 anos ela tem de tomar uma séria e difícil decisão...
Aos 40 anos a águia está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva. Apontando contra o peito estão as asas, envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e voar se torna difícil!
A águia então só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um doloroso processo de renovação que dura, em média, 150 dias.
Consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão, onde ela não necessite voar.
Então, após, encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, com muita dor.
Após arrancar o seu próprio bico, a águia espera que nasça um novo bico, com o qual irá arrancar suas velhas unhas, uma a uma, novamente com muita dor.
Quando as novas unhas começam a nascer, a águia então passa a arrancar as velhas penas.
E só após cinco meses ela vai para o famoso voo da renovação.
E para viver plenamente mais 30 anos.”

Tem exemplo mais forte de superação do que este? E é esta lição que nós devemos aprender com estas aves magníficas.

Devemos aprender que muitas vezes temos de nos resguardar por algum tempo e começar um processo de renovação. Para que possamos continuar a voar um voo de vitórias devemos nos desprender das lembranças, costumes e tradições que nos causam dor e sofrimentos.

Somente nos livrando do peso do passado poderemos aproveitar o resultado valioso que uma renovação sempre traz. Isso significa deixar o passado no seu devido lugar. Aprenda com seus erros. Faça deles seus mestres mas não os torne o seu carrasco.

Acredito que por isso seja tão fascinada pelas águias. Minha segunda tatuagem inclusive é uma águia. Uma Fênix. Outro exemplo de superação. Também sou fascinada pelos lobos desde menina. O encanto da Lua Cheia sempre me atraiu. E aqui nesta estória tive a união dos dois. Anna da Casa dos Lobos com o Mestre das Águias Kieran.

Terminei meu voo por Athelgard já sentindo saudade do vento no rosto que me ajudou a planar por esta terra mágica e especial.


Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

2 comentários:

  1. Oi, Khrys, obrigada pela resenha! Que bom que você gostou do universo de Athelgard e de seus personagens.

    Agora, isso que você contou sobre as águias é uma lenda... eu já tinha ouvido falar, mas não é verdade, viu? É mais ou menos como a história do pelicano que arranca parte da própria carne para dar ao filhote. É simbólico e até tocante, mas não real.

    Seja como for, obrigada por sua visita e palas carinhosas palavras sobre o meu universo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.

      É uma lenda mas que simboliza com perfeição o que aconteceu com os personagens do seu livro. Por isso resolvi incluí-la para que as pessoas possam usá-la como inspiração para fazer esta mesma renovação em suas vidas.Foi a forma que encontrei de passar esta mensagem para os leitores. Sem dor não há aprendizado, nem evolução.

      Obrigada à você por me proporcionar este voo incrível.

      Excluir