Image Map

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

(Resenha) Ruth - À Reconquista do Reino - Alexandra Quintal

Ruth - À Reconquista do ReinoTítulo: Ruth - À Reconquista do Reino

Autor: Alexandra Quintal

Coleção: Mundo Fantástico

Páginas: 638

Ano: 2012

Gênero: Fantástico


Literatura estrangeira/ Portugal



Sinopse: Ruth, criada no Castelo das Montanhas onde poucos se atreviam a ir, via-se agora no mundo exterior. Estava-se em plena reconquista do Reino, usurpado aos seus antepassados pelos vizinhos e inimigos, os santra. Era a oportunidade de alcançar as suas ambições. Mas a nova vida começava mal. Desde um casamento que achava necessário mas que a levaria a ficar reclusa de uma cunhada resoluta, a um marido desinteressado, e à imposição de se resignar à sua condição de mulher. Só que a sua personalidade e criação descurada, diria a maioria, não lhe permitiam resignar-se, pelo menos não por muito tempo e sem condições. Sendo a única Novac digna desse nome, cabia-lhe a ela levar a sua linhagem até ao seu lugar por direito, a governação do Reino. E pouco havia que a impedisse, ou mesmo nada.

Uma história repleta de intrigas, mortes, alianças, traições, batalhas, e uma mulher que fará tudo para sobreviver, ou melhor, triunfar, sem medo de sujar a alma. Tudo o que se pode fazer por um sonho. Só que na vida há sempre que contar com o inesperado… 



*** 




Através desta estória somos levados de volta ao passado até a época mais cruel que a humanidade já presenciou. 

Ruth era uma nobre cuja linhagem estava diretamente ligada à realeza. Por isso teve que aceitar um casamento arranjado por seu pai e assim se tornou a esposa de Dom Ricardo. Quando seu pai morre tornasse rainha.

A partir deste momento sua vida passa a girar em volta do poder. Primeiro sendo a rainha do rei Ricardo e depois da morte do seu marido se torna a rainha regente.

Para se manter no poder ela não mediu esforços nem escrúpulos. Foi capaz de tudo menos trair a si mesma. Ela não parava muito para pensar. Quando alguma ideia lhe vinha à mente simplesmente a colocava em prática.

A Ruth é o clássico exemplo da mulher que acredita que para triunfar não pode se deixar levar pelas emoções.

A única coisa que lhe importava era o poder. Era disso que sua alma se alimentava.

Mas não se enganem achando que apenas Ruth tinha esta ambição. Como disse no início a época em que ela viveu foi a mais cruel que a humanidade presenciou pois foi neste período que a barbárie reinou no planeta.

Além das guerras sangrentas e brutais nos campos de batalha outro perigo ainda maior espreitava a todos que viviam na corte: a ambição.

Tanto simples plebeus quanto digníssimos nobres passando pelos honoráveis clérigos, todos sem exceção, tinham a ambição correndo nas veias. O poder era o bem mais valioso que deveria ser conquistado e mantido a qualquer custo.

No decorrer da trama vamos desenrolando esta imensa teia e podemos entender o que leva a Ruth a ser como é.

Um dos pontos mais interessantes nesta estória é que a autora incluiu os pensamentos dos personagens. Durante os diálogos ou nos momentos de reflexão conseguimos conhecer mais a fundo o caráter de cada um.

Mas nem por isso deixa de acontecer surpresas. E uma delas é bem desagradável para a Ruth que foi apunhalada pela única pessoa que poderia lhe devolver sua humanidade.

Mas como ela tinha um anjo velando por ela na figura da sua aia/amiga Leonor. Acredito que uma pessoa que é capaz de conquistar a amizade sincera de uma outra pode se considerar merecedora do perdão por alguns de seus atos.

Ruth não foi uma mulher apenas, ela foi uma verdadeira guerreira perseguindo seu objetivo: se manter no poder.

E acabou aprendendo lições muito mais significativas para sua vida.

Temos aqui neste romance quase uma aula de História pois a Alexandra conseguiu unir a ficção com a realidade de uma forma tão intensa que faz o leitor pensar se esses fatos não aconteceram de verdade.


Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário