Image Map

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

(Resenha) A Mudança Começa em Você - Domingos Pascoal



A Mudança Começa em Você
Título:A Mudança Começa em Você

Autor: Domingos Pascoal

Coleção: Sentido Oculto

Páginas: 193

Ano: 2012

Gênero: Desenvolvimento Pessoal



Prezado leitor,
Eu gostaria de pedir-lhe para dar uma olhada. Não uma olhada para frente ou para trás, nem para a direita ou para a esquerda. Na verdade, eu o convido a parar e dar uma olhadela introspectiva. Faça uma viagem pela sua consciência. Leia este livro e, por um momento, analise a sua vida, consulte a sua razão e a sua emoção e responda a estas indagações:
O que eu fiz até hoje e o que estou fazendo, aqui e agora, é realmente o ideal? Condiz com o padrão que eu escolhi ou escolheria, como referência, se me fosse dado uma oportunidade de mudar? Como estou cuidando de mim mesmo; do meu corpo, da minha vida, dos meus sonhos, das minhas ações? Como cuido dos meus familiares, dos meus amigos, dos meus colaboradores? Estas indagações certamente vão levá-lo a uma reflexão diferente e, quem sabe, desencadearão uma mudança virtuosa em sua vida. Afinal toda MUDANÇA COMEÇA EM VOCÊ.

Experimente dizer com mais frequência: obrigada, desculpe, com licença, por favor.
Experimente falar num tom mais baixo e mais suave. Lembre-se de que às vezes somos odiados ou amados de acordo com o tom de voz que empregamos.
Experimente sorrir.
Experimente ouvir. Experimente, dê mais atenção, ouça mais e melhor e, sobretudo, dê respostas audíveis, entendíveis.
Experimente ser mais honesto. Experimente amar.
Experimente entender erros, fraquezas e defeitos, seus e principalmente dos outros. EXPERIMENTE MUDAR.

Domingos Pascoal de Melo
(o autor)



***

Temos neste livro 42 textos do Domingos onde ele expõe suas ideias sobre vários temas.

A cada texto lido o leitor é inevitavelmente compelido a refletir sobre aquela questão na sua vida.

São situações que acontecem no nosso dia a dia e que muitas vezes não lhe damos a devida atenção.

Foi como se estivesse lendo um diário pois a forma de pensar do Domingos é muito parecida com a minha.

Toda mudança que você quer ver acontecer na sua vida e no mundo deve começar em você. Um “teste” que peso para as pessoas fazerem para saber o momento da mudança é este: fique de frente para um espelho e limpe sua mente. Foque sua atenção nos seus olhos. Agora me diga se a pessoa que está te olhando de volta é a pessoa que você deseja ser. Não tenha vergonha de olhar sua alma pois é exatamente isto que você verá com este exercício.

Ficou satisfeito com seu reflexo? Não? No que acha que tem que mudar? Veja tanto o aspecto físico como o emocional. Deve emagrecer? Deixar de ser rancoroso? Sorrir mais? Faça uma lista mental de todas as mudanças que você acredita serem necessárias para te transformar na pessoa que você idealiza ser. Agora parta para a ação.

Não sabe como fazer? Comece lendo este manual (na minha humilde opinião o Domingos não escreveu um livro que pode ser considerado autoajuda, ele escreveu um manual de autoconhecimento. Somente aquele que conhece e vence a si mesmo pode ser considerado um campeão).

Cada tema vai te colocar em contato direto com seu ego e o fará refletir no quanto você o está deixando te dominar.

Tudo na sua vida depende de uma coisa: Escolha. É você quem irá decidir que rumo dar ao seu Destino. Somente você tem este poder. Por isto não delegue esta decisão nas mãos de outra pessoa. E também não pense que não fazer nada lhe tira as responsabilidades da Vida. Não fazer escolhas também é uma escolha.

Então assuma as rédeas da sua carruagem e a conduza pelo caminho que você quiser seguir.

Quer emagrecer? Faça uma reeducação alimentar, comece a fazer exercícios físicos. Mude seus hábitos.

Quer que as pessoas ao seu redor lhe tratem com mais respeito e educação? Se trate com mais respeito e trate as outras pessoas com o mesmo respeito e educação que queres ser tratado. É a lei da ação e reação.

Nós estamos acostumados a perder muito tempo com coisas sem nenhum valor que trazem apenas tristeza para a nossa vida. Culpamos a Deus e o mundo por todas as coisas ruins que nos acontecem.

Na verdade em 90% dos casos (ou mais) o único “culpado” por todas essas coisas desagradáveis que lhe acontece é você mesmo. Suas escolhas determinam as consequências que afetaram sua vida.

Então me responda: Se eu sou o único responsável por minhas escolhas por que ainda não escolhi ser feliz?

Vou colocar aqui um exemplo da minha vida pois quero que vocês entendam que tudo depende do primeiro passo: Eu acredito em vidas passadas logo acredito que terei uma próxima. Vivia dizendo para as pessoas que na minha próxima vida eu queria vir vegetariana.

Um dia parei para refletir e me perguntei: Por que você vai esperar uma próxima vida? Por que não se tornar vegetariana nesta vida que está levando agora? Conclusão: Sou vegetariana a 9 anos e vegan a 6. Não recebi o apoio da minha família para fazer esta mudança. Até hoje eles não entendem minha escolha mas não deixei que isto me impedisse de fazer o que minha alma ansiava para que eu fizesse.

Me coloquei como exemplo de mudança para que você que está lendo esta resenha agora possa ver que quando o desejo de mudança está preso dentro de você a melhor atitude a se tomar é dar o primeiro passo.

Não quero com isso dizer que sou melhor do que você. A única pessoa de quem me considero ser melhor é a pessoa que eu fui ontem. Minha meta nesta vida é a evolução. Por isto corro atrás do conhecimento e o coloco em prático. Não é algo fácil mas com toda certeza também não é impossível.

Se tem algum setor na sua vida que queira mudar arregace as mangas da camisa e meta a mão na massa literalmente. Não tenha medo de se sujar pois a limpeza que ocorrerá depois será na sua alma.

E se queres que outras pessoas também possam passar por esta transformação espalhe este manual o oferendo como presente aos seus parentes e amigos. Os que estão em busca da evolução te agradecerão por este incentivo.


Um leve bater de asas O:-) anjinho  O:-) anjinho para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Prezada Amiga Krhys Anjos,

    Agradeço, penhoradamente, pela a avaliação que fez do meu livro e peço autorização para usar a belíssima resenha que você fez em algumas divulgações que irei fazer dele e, como agradecimento gostaria de poder enviar o outro livro que escrevi é, só foi publicado no Brasil, tenho certeza que você não conhece. Se possível, por favor envie- me o endereço para que eu possa mandar via Correios um exemplar para você. Um grande e agradecido abraço, Domingos Pascoal

    ResponderExcluir