Image Map

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

(Resenha) Garnet - Labirinto de Sombras - Anne Lanes

GarnetTítulo: Garnet – Labirinto de Sombras

Autora: Anne Lanes

Editora: Novos Talentos da literatura brasileira

Ano: 2013

Páginas: 264

Edição: 1


Sinopse: CAVALEIROS. SACERDOTISAS. DE NOVO AQUELE PESADELO… Quando Lina, uma adolescente introspectiva de 15 anos, começa a ser assombrada por um terrível sonho, onde se depara até mesmo com o seu irmão morto, ela mal podia imaginar que sua mente lhe trazia o prenúncio de uma batalha prestes a acontecer. Tampouco a tudo o que poderia descobrir sobre si mesma. Entre incertezas, medos e segredos, surge uma realidade paralela, um fantástico complexo de ilhas povoado por criaturas como magos, dragões e seres das sombras, local onde as respostas poderão ser encontradas. Será que ela conseguirá atravessar este tortuoso caminho sem que haja perdas? 



*** 

Começamos esta história caindo dentro do pesadelo que atormenta Lina todas as noites. Ver a mesma cena se repetir noite após noite com o final trágico que ela presencia é para tirar o sono de qualquer um. Será apenas um pesadelo ou uma premonição?

Lina é uma adolescente de 15 anos super tímida (não pude deixar de recordar a mim mesma com esta idade. Só uma pessoa tímida para saber o que isso traz de sofrimento) que puxou essa característica de seu pai Nathan. Já o Nicholas, Nick para os íntimos, puxou a paixão pela leitura de sua mãe Elise.

Numa noite Nick está voltando para casa com sua mãe quando é surpreendido por um ataque de feras da sombra. E é assim que ele e a Lina acabam descobrindo a verdade sobre a origem de seus pais e sobre quem eles são.

Os dois são levados para a Cidadela Esperança pela irmã de coração do pai deles a Samantha. Aos poucos eles começam a desvendar os segredos guardados por seus pais.

E também começam o treinamento para desenvolverem seus dons. Nick como guerreiro e Lina como Sacerdotisa.

Neste meio tempo Lina acaba se desentendendo com a filha da Samantha, a Amanda criando assim uma rivalidade feroz entre as duas.

Mas o pior inimigo com o qual todos tem que lutar é justamente o Nathan que teve seu lado sombrio novamente despertado. 

A autora Anne nos presenteou com uma história sublime. O labirinto de sombras traz lições que devem ser absorvidas pela alma do leitor.

Nathan e Elise acreditaram que mantendo os filhos longe do mundo ao qual eles pertencem estariam seguros mas acabaram descobrindo que esta era uma falsa segurança. Por não terem preparado Lina e Nick para o que poderia vir a acontecer os fizeram ser jogados no meio de uma guerra sem terem noção de como se  defender.

Lina além de ter que aprender a lidar com sua magia precisou crescer como pessoa pois enfrentar a rivalidade com a Amanda a fez olhar para dentro de si mesma e mudar.

Nick descobre o amor na pessoa menos provável, a Amanda nos ensinando que este sentimento não usa a razão mas a emoção. Ele aprendeu que o amor deve ser sentido e que até mesmo uma pessoa tida como rebelde é sim capaz de amar. Só precisa que a pessoa certa apareça na sua vida para que a chama se acenda.

E a Lina e o Nick tiveram que lutar pela vida tanto a deles como a do Nathan. Esta com certeza foi a lição mais difícil que tiveram que aprender. Perdoar os segredos e trazê-lo de volta para a Luz.

Quando guardamos um segredo é como se vivêssemos com uma faca apontada para a nossa cabeça só aguardando um pequeno descuido para nos ferir. Por mais que tenhamos a boa intenção de manter alguém em "segurança" dizer a verdade deve ser sempre o caminho a ser trilhado por mais dolorido que seja.

Um dia este segredo será revelado e pode destruir aqueles a quem queríamos proteger. A verdade é como uma roseira: tem seus espinhos que nos ferem mas quando chegamos até a rosa podemos desfrutar da maciez das suas pétalas e sentir o seu maravilhoso aroma.

E a luta que travamos internamente entre o bem e o mal deve ser diária. Tudo em nossa vida é uma questão de escolha. Se decidirmos seguir pelo caminho da Luz devemos estar sempre vigilantes para que as Sombras não tomem o controle. Um pequena brecha na armadura e elas se apoderam de nossa alma. 

As histórias paralelas dos demais participantes como o casal Samantha e Allan deram uma dose extra de emoção para o livro. Este casal conseguiu me emocionar pois são a demonstração do encontro de Almas Gêmeas.

Temos também o Danilo irmão caçula do Nathan que volta "dos mortos" para ajudar na luta e encontra sua cara metade.

Lina também encontra seu par mas apenas no futuro poderão desenvolver este romance. A chama foi acesa e agora basta deixar queimar até virar uma imensa fogueira.

Quando pego um livro para ler o faço com a mente aberta assim posso visualizar as cenas que leio e fiquei encantada com as cenas de luta descritas pela Anne. 

A magia desta história é uma inspiração para acreditarmos nos nossos sonhos de criança. Mas principalmente para mantermos viva a nossa criança interior. Só assim teremos condições de evoluirmos. Vendo a vida com os olhos do espírito.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Super interessada nesse livro . Venho dando espaços para autores brasucas e não to me arrependendo, estórias de tirar o folego e tipo essa parece ser uma delas.
    Espero logo ter uma oportunidade para ler-lo .
    Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    miiheomundoliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir