Image Map

terça-feira, 4 de março de 2014

(Veg) Falando sobre Veganismo

Oi Gente.




As pessoas me perguntam muito o que é o Veganismo e por que me tornei uma Vegan então resolvi escrever alguns posts falando sobre o assunto para que vocês leitores aqui do blog possam entender melhor este nosso “universo”.

Primeiro vou dizer por que e como me tornei Vegan: Me tornei Vegan por amor à vida: dos animais, do Planeta, minha e dos demais seres humanos.

Eu sempre me questionei nas datas comemorativas principalmente o Natal por que o ser humano “celebra” o “nascimento” de Jesus promovendo a morte de milhares de animais. Isso me deixava mal.

Acredito em Reencarnação e em Vidas Passadas. Vivia dizendo que na minha próxima encarnação viria vegetariana. Até que um dia parei e disse para mim mesma: Você não precisa esperar uma próxima vida para se tornar uma vegetariana. Faça o que sua alma mais almeja e se torne hoje uma. E foi o que fiz.

Minha decisão foi tão natural que meu cérebro imediatamente registrou a informação e desde este dia não ingeri mais carne. E não sinto o menor desejo em voltar a comer. Isso irá completar 10 anos agora em junho. Após acostumar o meu organismo a não “precisar” da ingestão de carne e assistir ao filme Terráqueos me tornei Vegan. Vai completar 7 anos em outubro.

Esta é a diferença entre quem se torna Vegetariano ou Vegan por amor aos animais: a decisão é consciente e não existe a menor possibilidade de uma “recaída”. Quando a pessoa vira vegetariana por moda acaba voltando ao seu lado primitivo.

Meu objetivo principal nesta vida é evoluir. E neste quesito eu o fiz. Deixei minha herança de homem neandertal para trás e agora posso dormir com minha consciência tranquila pois sei que nenhum animal será brutalmente assassinado por minha causa.

Quando digo que não me alimento de nada de origem animal a maioria das pessoas pensam que é por alguma doença. Mas esta é uma opção que eu fiz para a minha vida. Nem mesmo a minha família me entende. Vivem me dizendo para voltar a ser “normal”. Mas como a vida é minha a escolha também é minha.


O que mais ouço é uma desculpa que não aceito: Deus deixou os animais para servirem de alimento para o homem. Infelizmente quem usa essa desculpa não leu a Bíblia pois em nenhuma passagem está escrito isso.

Posso até dar 5 motivos com relação a Jesus para afirmar a importância dos animais e o quanto Deus os considera:
1- No nascimento de Jesus quem foram suas testemunhas além de seus pais? Os Anjos e os animais do estábulo. As duas “espécies” mais puras que há no Universo.
2- Qual foi o primeiro milagre realizado por Jesus? Tenho certeza que muitos devem ter dito que foi transforma água em vinho. Mas estão enganados. O primeiro milagre ele realizou aos 12 anos ao ressuscitar um pássaro que havia sido morto por crianças que brincavam de o apedrejar.
3- Quando Jesus foi batizado no rio Jordão e lhe foi apresentado o Espírito Santo qual foi a imagem representada? Uma pomba.
4- Quando Jesus passou os 40 dias e 40 noites no deserto antes da sua aparição como o Messias ele ficou em comunhão com a natureza. Ou seja, sua companhia foram as plantas e os animais que viviam no deserto.
5- Jesus fazia parte da comunidade dos essênios. A mais antiga comunidade vegetariana da História.

O Veganismo significa os princípios pelos quais o Ser Humano viva sem explorar os animais. É a prática e busca ao fim do uso de animais pelo homem para alimentação, apropriação, trabalho, caça, vivissecção, confinamento e todos os outros usos que envolvam exploração da vida animal pelo homem. O vegano procura abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal, no exercício da não-violência, a busca por alternativas aos mais diversos produtos, o não consumismo, entre outras práticas. Veganos boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufactura. Ou seja, não utilizam produtos de beleza, de higiene pessoal, de limpeza, remédios, etc. que não estejam isentos de crueldade.
Preferem usar os termos "animais não-humanos" ou "seres sencientes", em vez de "irracionais".
É muito importante diferenciar a ideologia vegana da dieta vegetariana. Veganismo não é dieta. É um conjunto de práticas focadas nos Direitos Animais que, por consequência, adota uma alimentação estritamente vegetariana. Entende-se que os animais têm o direito de não serem usados como propriedade, e que o veganismo é a base ética para levar a sério esse direito, pelo mínimo de respeito a eles. Wikipédia

O veganismo não nos torna deuses nem seres melhores que os demais. Apenas nos ajuda a evoluir no campo físico, mental, emocional e espiritual.

Esta é uma escolha de cada um. Não posso chegar aqui é exigir que todos virem veganos. Na minha família sou a única.

O que posso fazer é trazer para vocês o conhecimento através de informações sobre o vegetarianismo, o veganismo e alimentação saudável. Afinal quero ver todos evoluindo mas deixo a decisão nas mãos de cada um de vocês.

Não é porque esta opção foi a melhor que tomei para a minha vida que vou impor as outras pessoas a adotarem também. Se a escolha não for feita baseada no amor não será verdadeira.

O que quero é deixar neste post minha experiência. O que me levou a me tornar Vegan.

Assim vocês podem me conhecer um pouco melhor e também aquele seu amigo ou parente que é vegetariano. Vocês poderão entender nossa escolha.

Nos próximos posts irei falar sobre os vegetarianos e veganos famosos (a lista é imensa), sobre as lojas que vendem produtos veganos (isso é difícil de encontrar em muitas cidades), sobre o chocolate vegano (a Páscoa está chegando e vocês poderão ter mais esta opção de presentear seus familiares e amigos veganos ou não), sobre sites especializados e sobre a alimentação saudável. E vou mostrar para vocês que o Vegano não se alimenta apenas de folhas.


Caso tenham dúvidas sobre o tema não tenham vergonha de perguntar. Vou tentar responder com o meu pequeno conhecimento sobre o assunto e o que não souber corro atrás de algum especialista para nos esclarecer.


Espero que vocês gostem desta coluna que estou iniciando aqui no blog e que participem com perguntas ou dando depoimentos caso seja um vegetariano ou vegano. E se tiver um amigo ou parente pode falar sobre ele também.





Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. Poxa, muito bom seu post!
    Parabéns por refletir e chegar a essa conclusão!

    ResponderExcluir