Image Map

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

(Entrevista) Autor Ricardo Mandu

Oi Pessoal.






Hoje a entrevista especial para comemorar o niver do blog é com o autor Ricardo Mandu:





1- Se apresente para nós. Diga nome, idade, se é casado, se tem filhos – humanos e/ou animal – e como as pessoas o veem.

Quando não estou imerso no mundo literário sou Ricardo Mandu, casado, 38 anos. Tenho uma filha e uma afilhada e, por mais que seja casado com uma bióloga apaixonada pelos animais, nossa rotina não nos permite ainda ter um animal e cuidar dele com a devida atenção e carinho.
Como as pessoas me veem costumo dizer que se resume a uma fórmula matemática. Sou uma constante, minhas ações costumam ser um conjunto de experiências que se repetem diariamente, mas as pessoas com quem convivo são as variáveis, com as quais os resultados são os mais variáveis e algumas vezes improváveis.
Entretanto, mesmo sendo positivo ou negativo, a cada dia percebo que a experiência me torna cada vez mais balanceado, me fazendo entender que a melhor maneira de se mudar o resultado das interações é sempre ver o lado positivo das equações da vida. 



Esta é a Tamires, a linda filha do Ricardo.


2- Nos dê um resumo sobre A ordem dos Lendários:

A Ordem dos Lendários narra a jornada de descobrimento de Gabriel, um jovem sonhador que descobre sua condição de Lendário Elemental, enquanto se evidenciam para um grupo de alunos os eventos que culminaram na 3ª Grande Guerra Mundial.
Um grupo de alunos acompanham os emocionantes relatos dos sobreviventes que fundaram e administram a Escola de Desbravadores do Conhecimento, local em que o objetivo é manter vivo para as futuras gerações as lições aprendidas com a intolerância.
Mas há muito mais que uma simples narrativa envolvida nas aulas...



3- Como surgiu esta história? Você acredita que possa ser uma inspiração do plano astral?

Esse trabalho começou a surgir quando fiz uma redação no colégio e o professor me chamou a atenção para a linha narrativa que usei. No princípio não levei a sério, porém a vida sempre encontra um jeito de nos levar a cumprir a nossa missão.
A Ordem dos Lendários surgiu quando me coloquei no campo do observador. Observar como o mundo se desenvolvia ao meu redor proporcionou o enredo, o gosto pela mitologia e história da humanidade determinou a linha de eventos e a filosofia criou os vínculos entre tudo isso.
Provou-se com esse trabalho que não só encontrei o meu caminho, mas que descobri a minha missão. Aprendi que ao trilharmos o caminho certo, nossas vidas transcorrem como a energia, numa onda cíclica e constante. Para isso temos que aprender a aceitar que nem sempre nossa missão segue a mesma frequência das nossas vontades.

A vida sempre encontra uma forma de nos colocar no caminho rumo a nossa verdadeira missão. Muitas vezes brigamos e tentamos ir contra este destino mas no final o que prevalece é a lição de que o que está traçado para nós tem que ser cumprido. E a sua missão é a de levar Luz para os leitores. O que faz magnificamente com suas histórias.


4- O que representa o tigre e o dragão para você?

Equilíbrio. 
A filosofia do Yin Yang representa nossas emoções que se alteram constantemente e o tigre e o dragão vivem em minhas decisões e agem sempre me alertando de que preciso sempre estar pronto para vencer cada evento dos desafios diários, pois equilíbrio é pratica, dedicação e foco.

Preciso encontrar o meu equilíbrio.



5- Agora conte um pouco sobre Os Doze Lendários:

Os Doze Lendários leva ao casal Sophia e Gabriel ao local principal da história, a estação polar Amundsen-Scott . Ao mesmo tempo em que o casal vive os momentos mais dolorosos de suas vidas, conhecem os 12 escolhidos que farão parte da equipe responsável por conter o retorno de Khaos.
Muitas reviravoltas acontecem na narrativa para surpresa dos alunos e que influenciam também na vida dos sobreviventes, que participam de eventos paralelos que evidenciam com sabedoria os motivos que nos levam a acreditar que nada realmente acontece por acaso.



Os doze lendários

6- Defina a personalidade de cada um:

No livro há um dossiê que explica todos os traços de personalidade de cada personagem, porém em aspectos gerais são pessoas comuns precisam vencer meios e anseios e, acima de tudo, aceitar suas missões mesmo estando contrariados.


Agora vocês terão que ler o livro para descobrir essas personalidades.



7- Com qual deles você se identifica?

Minha identificação maior foi com Rostam Nazari, pois me encantei com as pesquisas para a construção do personagem e a relação com a cultura do povo iraniano. 




Aqui temos a cena da luta do Lendário com o Khaos.


8- O que podemos esperar para o último volume da trilogia? Já tem previsão para o lançamento?

No inicio de dezembro os leitores poderão conhecer o épico final envolvendo Khaos e os terríveis Cavaleiros do Apocalipse, a evolução final do Lendário Elemental e principalmente revelações que irão provocar reflexões em como se forma um colapso tendo como objetivo apenas os próprios interesses.


Que dezembro chegue LOGOOOOOOOOOOOOO!!!!!!
E quando o livro for lançado poderei dividir com vocês o presente que o Ricardo me deu. Aguardem.





9- Qual a mensagem que você quis passar para o leitor com a sua história?

A mensagem mais importante é a de que sonho é a ideia inicial de um planejamento, que ao final de muito trabalho e dedicação recompensa aos corajosos com realizações. No livro enfatizo muito o fato das batalhas diárias serem importantes para desenvolver nossos talentos, mas que principalmente acreditar em si próprio faz toda a diferença nos resultados alcançados.

Somente aquele que vence a si mesmo pode se considerar um verdadeiro vencedor. Nosso maior inimigo está dentro de nós mesmos na forma do ego e de todos os sentimentos negativos que alimentamos. Por isso a luta deve ser constante.





10- Você acredita que para haver evolução é preciso passar pela dor?

A dor é um indicador de que algo está errado e precisa de soluções. Por esse motivo, o sofrimento funciona como um indicador, onde nos direciona para as melhores decisões e também nos indica a direção para cumprirmos nossa missão. Insistir em viver na dor, salvo algumas exceções, pode ser totalmente opcional.

A dor é a forma como a vida encontrou para fazer o ser humano olhar para dentro de si mesmo. A dor física para a saúde do corpo e a dor emocional para o seu lado espiritual. Todos nós devemos passar pela dor mas a maneira que a vivenciaremos é que será o grande diferencial para construir o nosso futuro.


11- Quem foi o maior exemplo de pessoa que você já conheceu?

Conheci muitas pessoas maravilhosas, mas a que realmente marcou minha vida foi um ancião que me ensinou uma inesquecível frase que dizia: 
“A vida sempre tende a manter a harmonia em tudo que faz, por isso mantenha o equilíbrio sempre baseado em ações que lhe trarão um retorno de prosperidade”.
Demorei em entender essas palavras, mas quando ganhou prosperidade percebi que sempre somos recompensados por nossos atos, sejam elas qual for.

Nós só recebemos o que oferecemos. E o mundo a nossa volta reflete o nosso mundo interior. Quem quer encontrar a paz terá que aprender a viver na guerra e não deixá-la chegar em sua alma.




12- Como seus familiares receberam a notícia de que você iria publicar um livro?

Ficaram muito felizes, pois sabem o quanto é difícil conseguir publicar um livro. Entretanto, o que fez maior diferença foi o fato de que o mais importante era o fato de poder ter realizado o meu grande sonho.

E nós leitores fomos brindados com um cálice de conhecimento e um manancial de lições para a nossa vida.


13- Tem algum conhecido seu que o inspirou a criar um personagem?

Sim, todos os meus amigos. Meus personagens principais são homenagens veladas para as principais pessoas em minha vida. Cada um deles soube se reconhecer quando leram e agora sabem que estará eternizado nossos melhores momentos.


Que homenagem mais linda. Quero conhecer então quem lhe inspirou a criar o Gabriel.


14- Qual a maior lição que você aprendeu com o Gabriel?

Com o Gabriel aprendi que a simplicidade sempre esconde grandes capacidades.  Não existem pessoas que não são capazes de realizações fantásticas, mas sim pensamentos que não permitem que acreditem em si mesmas.


Grande lição.


15- Deixe uma mensagem para os leitores:

Caros leitores, sejam quais forem seus sonhos e objetivos, saibam que a única pessoa que pode impedi-los de realiza-los são vocês mesmos. O fato de eu ter conseguido publicar essa trilogia me deu a certeza de que sempre seremos merecedores, porém precisaremos sempre acreditar em nosso potencial. 


Sonhe mas não fique esperando acontecer. Vá atrás e mostre pra vida que você é merecedor de transformar este sonho em realidade.

O Ricardo foi capaz de fazer isso e este é apenas o começo da sua jornada. Ainda seremos presenteados com muitas outras histórias para trazer cada vez mais o conhecimento e a Luz para os leitores.

Leiam cada livro com a mente e coração abertos. Assim vocês serão capazes de sentir a essência do Ricardo em cada página.





***


Eu adorei conhecer um pouco mais deste mago (eu o considero assim. Já disse isso pro Ricardo). Se tem alguém digno de ganhar o título de Merlin da literatura é ele. Nunca tinha sentindo tanta energia vindo de um livro como senti ao pegar o A Ordem dos Lendários nas mãos pela primeira vez. E continuei a sentir em Os Doze Lendários.

Muito obrigada Ricardo por aceitar sua missão e cumpri-la tão majestosamente.

Espero que vocês tenham gostado da entrevista e que estejam preparadas para conhecer a história deste Lendário que representa cada um de nós.

P.S.: As fotos foram retiradas dos álbuns do Ricardo e da fan page do autor no Facebook devidamente autorizado por ele.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário