Image Map

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

(Resenha) Sob o olhar das Erínias - Gian Felipe & A.Henrique

Sob O  Olhar das Erínias
Título: Sob o olhar das Erínias

Autores: Gian Felipe & A.Henrique

Edição: 1

Editora: Clube de Autores

Ano: 2014

Páginas: 162




Sinopse: Até onde você seria capaz de chegar por vingança? Arthur, um jovem Wiccano, mal voltara a sua antiga escola na pequena Vila Elza, logo tornou-se amigo da explosiva Agnes Carvalho. Mas ao descobrir que ela era a namorada de Cristhian, com o qual possui amargos ressentimentos, não tarda em usar a garota para vingar-se dele. Porém como tudo que fazemos de bom ou de ruim, cedo ou tarde, retorna para nós, Arthur pagará um alto preço por permitir que a escuridão tomasse o seu coração. Um preço que não pagará sozinho... E tudo isso Sob O Olhar das Erínias,as Senhoras das Retribuições!



***




Arthur não é um adolescente comum. Foi criado vivenciando uma das religiões mais deturpadas da História: a Wicca. Para a maioria das pessoas esta religião está ligada ao diabo e todos os seres do mal.

Neste romance os autores Gian Felipe e A. Henrique conseguiram fazer com que o leitor olhe para esta religião sob um novo prisma.

Os preceitos básicos foram apresentados de forma simples e direta.

Os Wiccanos estão sempre em contato com a natureza e o mais importante: a respeitam.

Arthur foi criado pela mãe e recebeu dela todo o conhecimento da religião.

Porém mesmo tendo tido a oportunidade de conhecer a Luz ele acabou se deixando influenciar pelas Trevas ao alimentar um dos piores sentimentos que podemos ter: o desejo de vingança.

Este era o teste fundamental pelo qual ele deveria passar mas infelizmente não conseguiu superar o seu ego.

Cristhian é um garoto problemático que diante da recusa da ex-namorada se deixa possuir completamente pelo Mal.

Agnes se torna o ponto alto da pirâmide tendo os 2 adolescentes como suas bases. Mas como um já está totalmente fora de controle e o outro comete um erro colossal contra as leis da natureza esta pirâmide desaba promovendo uma transformação radical na vida desta menina.

As escolhas que fazemos irão influenciar diretamente no nosso futuro e devemos ser honrados o suficiente para aceitar todas as consequências que daí advirão.

A maior prova pela qual todos nós seremos avaliados é exatamente esta: o uso do conhecimento adquirido. 

O fato de receber o conhecimento e mesmo assim cair torna o erro mais grave pois a pessoa já tinha sido informada sobre o que iria lhe acontecer a seguir. Isso não quer dizer que todo wicanno, ou outro religioso, seja perfeito e por isso não cometerá nenhum erro. Somos humanos e passíveis de fazer uma má escolha.

Temos o Bem e o Mal dividindo o mesmo espaço na nossa alma mas o que determina quem somos é qual dos dois alimentamos.

Os sentimentos que deixamos aflorar e expandir irão conduzir literalmente a nossa vida ou em direção a Luz ou ao encontro da Escuridão.

Este romance de estréia dos autores mostra bem isso. E com uma linguagem bem jovial. Com muita gíria lá do Sul (confesso que muitas eu não conhecia). 

O que torna a obra ficcional é o fato dos deuses gregos aparecerem de forma bem corriqueira para os protagonistas. Mas são exatamente estes deuses que veem transmitir as lições que nosso jovem Arthur precisa aprender. E o leitor também.

Recomendo este livro para quem quer começar a entender melhor a religião Wicca mas principalmente para quem está procurando aprender o jeito certo de evoluir. 



***


Vou deixar aqui o que a enciclopédia Wikipédia, a enciclopédia livre, fala sobre a Wicca para que possam entender melhor esta religião:


Wicca é uma religião neopagã influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa ocidental que afirma a existência do poder sobrenatural (como a magia) e os princípios físicos e espirituais masculinos e femininos que interagem com a natureza, e que celebra os ciclos da vida e os festivais sazonais, conhecidos como Sabbats, os quais ocorrem, normalmente, oito vezes por ano. Autoridades como Alex Sanders referem-se a ela como religião natural, "a mais antiga do mundo". É muitas vezes referida como Witchcraft (em português: "bruxaria") ou the Craft3 por seus seguidores, que são conhecidos como Wiccanos ou Bruxos. Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do século XX, mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "culto às bruxas" e "bruxaria", e seus seguidores "a Wicca". A partir dos anos 60 seu nome foi normalizado para "Wicca".

A Wicca é uma religião politeísta, de culto basicamente dualista, que crê tradicionalmente na Mãe Tríplice e no Deus Cornífero, ou religião matriarcal de adoração à deusa mãe. Estas duas deidades são muitas vezes vistas como faces de uma divindade panteísta maior, ou que se manifestam como várias divindades politeístas. A Wicca também envolve a prática ritual da magia, em grande parte influenciada pela magia cerimonial do passado, muitas vezes em conjunto com um código de moralidade liberal conhecida como a Wiccan Rede, embora não seja uma regra. Embora algumas tradições adorem o celta Cernuno, símbolo da virilidade, e por vezes seja confundida com Satanismo, os wiccanos não creem em Lúcifer ou em Satã.

Existem diversas tradições dentro da Wicca. Algumas, como a Wicca Gardneriana e a Alexandrina, seguem a linhagem iniciática de Gardner; ambas são frequentemente denominadas de wicca tradicional britânica, e muitos dos seus praticantes consideram que o termo "Wicca" possa ser aplicado unicamente a elas. Outras, como o cochranianismo, Feri e a Tradição Diânica, tomam como principal influência outras figuras e não insistem em qualquer tipo de linhagem iniciática. Alguns destes não usam o termo "Wicca", preferindo "Bruxaria", enquanto outros creem que todas estas tradições podem ser consideradas wiccanas.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário