Image Map

terça-feira, 28 de julho de 2015

(Resenha) Eu te darei o sol - Jandy Nelson

Eu te darei o sol
Título: Eu te darei o sol

Autora: Jandy Nelson

Ano: 2015

Páginas: 384

Editora: Novo Conceito



Sinopse: Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.
Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém.
Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.



***



Jude e Noah são adolescentes que estão começando a aprender a viver. Desta forma vão tendo lições valiosas para o amadurecimento de suas personalidades.

Como todos os irmãos (principalmente gêmeos) disputam a atenção dos pais e dos amigos. Essa disputa fica tão voraz que acaba por afastá-los por um tempo.

Noah só consegue extravasar seus sentimentos através da pintura. É desta maneira que ele consegue mostrar o que está escondido na sua alma. Sofre bullying na escola e se tranca na sua pequena ostra.

Jude já tem um jeito mais extrovertido, mas que no fundo esconde uma menina frágil que tem medo de ser rejeitada. Porém esta fraqueza se torna a sua força pois é no momento que parece que irá se quebrar na sua fragilidade que a sua fortaleza se ergue.

A chegada do Brian torna a vida deles ainda mais conturbada pois faz com que os irmãos se tornem “rivais”.

Quando o núcleo familiar se dissolve com a morte da mãe os dois ficam em total desalinho com suas personalidades.

Jude vai estudar numa escola que não deseja e Noah muda radicalmente seu jeito de se comportar.

Com o desenrolar da trama vamos nos aprofundando na mente de cada um deles já que os capítulos são narrados intercalados entre os dois. Assim podemos ter uma noção de como um fato pode ter dois lados.

O caminho para a evolução desses dois seres tão diferentes, porém tão iguais passa por todas as etapas dolorosas da vida: ciúme, inveja, dor, sofrimento, rejeição, superação, perdão, redenção.

Eles aprendem que as escolhas que fazemos irão ter um impacto profundo nas nossas vidas e nas das pessoas que convivem conosco também.

Segredos são como bombas prestes a explodirem. Se não nos prepararmos para o momento da explosão os danos podem ser irreparáveis.

Por mais difícil que uma situação seja pode sim ficar pior, mas a maneira que lidamos com o fato é que determina a força com que esta realidade irá nos atingir.

Criamos uma ilusão e esperamos que os personagens se comportam exatamente do modo que queremos. Só que a vida não é assim. Cada pessoa tem a sua personalidade. Cada ser tem o seu jeito de encarar a vida. Cada um é responsável pelo seu destino.

A capacidade de perdoar nos torna mais fortes. Entender que o outro teve um momento de fraqueza e que está arrependido do que fez nos torna mais humanos.
Esta foi a maior lição que os gêmeos tiveram que aprender.

A autora abordou temas fortes como opção sexual, bulling, traição e fez isso de uma forma tão leve que atinge o leitor em sua profundeza.

São temas para serem discutidos, mas que aqui foram explanados de um jeito comovente.

Eu te darei o Sol é uma fonte de Luz no meio da escuridão das dúvidas, do medo, das incertezas e do sofrimento.


Quando este Sol brilha as sombras ficam cada vez menores e se pode olhar o horizonte tendo a esperança de um futuro com mais amor.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário