Image Map

sexta-feira, 10 de julho de 2015

(Resenha) O Álbum - Timothy Lewis

O Álbum
Título: O Álbum

Autor: Timothy Lewis

Ano: 2015

Páginas: 240

Editora: Novo Conceito





Sinopse:  Para Adam, negociante de objetos usados, a casa de Gabe Alexander é apenas uma propriedade que será esvaziada e vendida pelo maior lance. Entretanto, em meio às prateleiras repletas de relíquias, um álbum antigo atrai sua atenção. Nele há cartões-postais amarelados pelo tempo, escritos ao longo de 60 anos. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, as provas do amor incondicional entre Gabe e Pearl Alexander.
Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho. A soma de todas essas verdades talvez responda perguntas que Adam se faz há muito tempo.




***


Adam se questionava qual a maneira certa de amar. Por que alguns casais conseguem viver o amor por tantos anos sem deixar a chama se apagar e ele não conseguiu manter o próprio casamento.

Estas provavelmente são questões que todo ser humano já tentou encontrar as respostas.

Quando Adam encontra os cartões-postais sua curiosidade aumenta e ele resolve ir mais a fundo nesta história para descobrir os significados de cada poema que o Gabe escreveu para a sua amada Pearl.

O que tornou possível para este casal viver junto por 60 anos? Com certeza não foi uma mera questão de boa sorte.

Durante a trajetória do relacionamento, contada pela Yvette, que teve o privilégio de conviver por alguns anos com o casal, vamos descobrindo a essência deste amor.

Eles viveram todas as etapas necessárias para que a relação evoluísse e se transformasse num exemplo de como devemos levar qualquer tipo de relacionamento seja afetivo, familiar ou profissional: tendo como base o respeito.

Não existe uma fórmula ou uma receita exata para que a relação seja perfeita. Até porque não somos perfeitos. O que existe é a coragem de 2 seres para lutar por um ideal: fazer o convívio diário produzir um aumento no sentimento.

E como isso acontece? Valorizando os pequenos detalhes que a maioria das pessoas não se importam.

Quando entramos numa relação amorosa temos que estar preparados para abrir mão de algumas coisas mas sem deixar de sermos nós mesmos.

Tudo passa a ter uma conotação diferente. Os hábitos acabam por se modificar. Porém devemos ficar vigilantes para que estas mudanças não nos transformem em outra pessoa. Se isso acontecer é chegada a hora de dizer adeus.

Cada momento vivido ganha um colorido novo. O amor não é um objeto que pode ser colocado sobre uma estante e deixado lá acumulando poeira. Ele deve ser tratado como um bebê. Cada fase pela qual o neném passa pode ser facilmente identificada na relação. Começa sendo apenas um projeto, se torna uma maquete e nasce. A partir daí depende dos pais para sobreviver. Precisa ser alimentado e limpo todos os dias. E assim vai passando por todo o processo – engatinhar, falar, andar, correr – até se desenvolver e se transformar num adulto.

Se temos todo este cuidado com um filho por que não fazemos o mesmo com o amor pelo nosso companheiro/a?

A diferença entre os relacionamentos que duram anos e os que duram dias está na incapacidade do ser humano em dividir o seu mundo interior com o outro.

Acredito que a maior lição que o Adam aprendeu, e os leitores desta história também comprovarão, é que não existe uma relação onde o casal vive no meio de um arco-íris.

Se os dois não estiverem dispostos a enfrentar as tempestades não poderão construir um futuro juntos.

Somente quem está disposto a dividir poderá somar mais amor a sua vida. 


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário