Image Map

sexta-feira, 1 de julho de 2016

(Resenha) De bem com a vida! - Mônica de Castro

Título: De bem com a vida!

Autora: Mônica de Castro

Páginas: 200

Ano: 2016

Editora: Vida & Consciência






Sinopse: Mônica de Castro é uma das escritoras espiritualistas mais admiradas e prestigiadas de sua geração e seus romances cativam mais leitores a cada lançamento.
O segredo do sucesso da autora — além de escrever com paixão — está no fato de Mônica combater o preconceito, a intolerância e o desrespeito em suas obras e mostrar que somente o amor é capaz de transformar positivamente uma situação ou mesmo uma pessoa considerada um “caso perdido”. Aos olhos da escritora, o amor cura, de fato, todas as feridas.
Agora, você terá a oportunidade de conhecer a pessoa por trás da autora e como ela enxerga os fatos da vida, por meio de textos que Mônica de Castro publicou em sites, blogs e redes sociais, nos quais ela aborda os mais variados temas sobre os fatos da vida a partir de sua perspectiva.
Um livro para ler, reler, inspirá-lo e que fará você refletir sobre diversas questões da vida e do cotidiano.




***





Cada vez que começo uma nova leitura faço com o intuito de me conectar com a essência do autor que fica impregnada em sua história. Neste livro não foi necessário fazer nenhum esforço para conseguir esta conexão, pois em cada texto lido ficou totalmente transparente não apenas a essência da Mônica como sua alma.

Temos aqui uma pequena coletânea de artigos escritos por ela que demonstram o que ela pensa. Não são textos psicografados. Então podemos ver além das palavras e enxergar a pessoa por trás da autora.

São anos de aprendizado vivenciados pela Mônica e nos entregue numa bandeja de ouro. Conceitos e reflexões sobre vários temas. Alguns até polêmicos. E que farão o leitor que se dispuser a absorver uma gotinha que seja deste néctar galgar um degrau na sua escalada da evolução.

A parte que mais gostei, se assim posso definir, é que a Mônica resume a sua história nos mostrando como foi o seu caminhar pela vida tanto física quanto espiritual. Eu particularmente adoro conhecer a trajetória do autor, saber o que ele pensa e gosta.

No caso da Mônica descobri que temos muitas coisas em comum e a mais “importante” é que somos fãs dos gatos.

Agora vamos falar sobre alguns temas abordados no livro. Mas primeiramente quero que você que está lendo estas linhas que vos escrevo me responda: O que significa para você ESTAR de bem com a vida?

Coloquei “estar” em letra maiúscula para que todos entendam que esta é uma condição que escolhemos viver. Podemos estar ou ESTAR de bem com a vida e eis aí a grande diferença, pois quando decidimos ESTAR passamos a vivenciar este estado.

E como podemos identificar alguém que vive realmente de bem com a vida? Através do sorriso do seu olhar. Exatamente isso que acabastes de ler. Muitas pessoas sorriem apenas com os lábios, mas a luz desse sorriso não reflete em seus olhos.
Em muitos casos são questões que poderiam ser resolvidas com uma mudança de pensamento e de atitude que impede a felicidade de ser plena na vida da pessoa.

E são estas mudanças que a Mônica exemplifica em seus textos. Ela começa falando sobre ela, o Leonel e como foram seus primeiros passos na espiritualidade. Depois vem uma variação de assuntos que estão diretamente ligados com o dia-a-dia de todos nós.

As palavras contidas em cada texto têm uma força especial, pois são pautadas na grande verdade da vida: o amor.

Ela aborda o relacionamento humano com os animais (o que para mim foi um bálsamo extra), o que representa verdadeiramente o Natal, os perigos de quem se deixa contaminar pelo preconceito e os que vivem de ilusões, e outros temas que podem e devem ser analisados pelo leitor.

Isso não quer dizer que tudo o que a Mônica escreveu deve ser considerado A Verdade. Apenas que o leitor deve procurar dentro da sua alma a luz que o encaminhará de encontro a sua verdade.

A Mônica nos direciona como um farol que impede o capitão de afundar o seu navio. Mostra com suas experiências e seus estudos como podemos nos melhorar como ser humano. Ela não nos entrega o prato pronto. Ela nos oferece os ingredientes necessários para que nós possamos transformar um saco de farinha num bolo requintado.

O primeiro quesito é querer ESTAR de bem com a vida. Deixar as máscaras e as vestimentas antigas para trás e encararmos o espelho de frente sem receio de vermos o nosso reflexo nele.

São pequenas mudanças que farão grandes diferenças no modo como a vida responde as nossas atitudes. O mundo só mudará quando cada indivíduo modificar o seu jeito de pensar, falar e agir. 

Confesso que algumas coisas são difíceis para mim. Por exemplo, perdoar. Este é um dos testes que mais tenho que repetir. Muitas atitudes que tive no passado, já estou conseguindo modificar. 

O último texto me fez retornar no tempo e parar na minha adolescência. Quem tem seus vinte e poucos anos provavelmente não entenderá ao que me refiro, mas quem já passou dos trinta deve se lembrar dos cadernos de perguntas que fazíamos ao final de cada ano e passávamos entre os colegas de turma para que eles respondessem. Era uma forma de conhecer o outro, pois podíamos perguntar sobre qualquer assunto. Neste tempo nós não vivíamos conversando através do celular. Que saudades...

Esta leitura é recomendada para quem está querendo fazer as pazes com a vida. Deixar o mau humor, a amargura, a cara fechada, os resmungos e todas as atitudes que só promovem o azedume da alma no passado.

Sorria para a vida que ela refletirá uma gargalhada para você. Se modifique que o mundo a sua volta se transformará. 

Leia e releia quantas vezes forem necessárias para assimilar adequadamente o ensinamento contido em cada texto.

Se permita ESTAR e viver de bem com a vida. Isso irá fazer com que a energia que você emana atraia pessoas que estão na mesma sintonia que você. Logo estará rodeado por um grupo que deseja o mesmo que você: propagar o amor incondicional.

E aí vai querer ver um sorriso? Então sorria primeiro.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Um comentário:

  1. adorei, amo a monica e vou comprar, amei seu resumo sobre o livro.

    ResponderExcluir