Image Map

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

(Resenha) As Chaves da Alma - Hélder Serrazina

Título: As Chaves da Alma

Autor: Hélder Serrazina

Editora: Chiado Editora

Ano: 2016

Páginas: 242

Literatura Estrangeira



Sinopse: "Sara e a sua família, um símbolo de resistência, de união e de valores menosprezados na era moderna, deixam neste romance baseado em acontecimentos verídicos uma profunda reflexão sobre o amor em todas as suas facetas: o amor de amigo, de amante, de filho, de pai, embrenhados numa sequência de acontecimentos tão surpreendentes quanto duros, lições de vida tão preciosas quanto dolorosas, numa turba de emoções à flor da pele, de espionagem, de perdão, que revela tanto o pior que há em nós, como o melhor, com acontecimentos em Lisboa, em Israel, e até no Japão. Uma história assombrosa, estrondosa, que procura espalhar a humanidade em cada leitor."



*** 


Esta não é uma história como estamos acostumados a ler, pois traz contida na sua essência uma alta dose de realidade. Cada personagem tem uma personalidade riquíssima.

As provas que eles precisam passar são capazes de destruir o espírito da maioria das pessoas. São situações que ferem em todas as camadas: corpo, mente e alma.

Sara é a protagonista do romance, mas não é a única a ter destaque na obra. Ela é o ponto de união de todos os envolvidos. Começa a trama namorando o Rafael e termina por encontrar o Dudu, aquele que será seu companheiro pela eternidade.

Sua trajetória até o final feliz é extremamente dolorosa. Passa pela decepção da traição do namorado e pelo desespero ao presenciar sua atitude extrema por não conseguir se perdoar por tê-la traído, pela aflição de quase perder o melhor amigo e a prima por causa de uma guerra religiosa e pela dor da perda daquele que foi seu filho de coração.

Alguns temas abordados ainda são tabus para a grande maioria da população. Homossexualidade, religião, violência sexual contra mulheres e gays.

O autor conseguiu criar uma narrativa delicada e intensa ao mesmo tempo. Os personagens mesmo passando por dores agudas no corpo ou na alma não deixam que o veneno do ódio, da mágoa, do rancor, da vingança ou do medo os corrompa.

Eles dividem entre si e com os leitores momentos de sabedoria que devem ser analisados e absorvidos. São lições valiosas que podem nos poupar de termos que vivenciar as mesmas dores.

As 3 mulheres que aparecem na história são verdadeiras guerreiras. A história de vida de cada uma delas demonstra o quanto são fortes, pois tiveram que ver seus espíritos serem dilacerados e costurar cada pedacinho no seu devido lugar. As marcas deixadas viraram cicatrizes de crescimento, de aprendizado, de significado, de libertação. Mas uma delas merece um destaque especial: a Rivka. Quem quiser saber por que terá que ler o livro.

As chaves da Alma abrem as portas que levam ao lugar mais desconhecido do ser humano: o seu interior.

A cada página lida ficamos com o pensamento fixo numa certeza: a vida é preciosa demais para perdermos tempo com coisas pequenas e sem importância.

Seu filho é gay. Isto o diminui em quê? Isto te diminui em quê? A opção sexual de uma pessoa não deve ser considerada como uma afronta ao outro. O fato de um homem escolher se relacionar com alguém do mesmo sexo não pode ser o que o qualifica ou desqualifica como ser humano.

Temos exemplos incríveis nesta história de homossexuais bem resolvidos que se aceitam e assumem a sua opção. Mas o momento mais marcante foi o da aceitação do pai que no começo rejeitou o filho gay por causa dos ensinamentos da sua religião.

A intolerância religiosa pode detonar uma guerra e mudar drasticamente a vida de muitas pessoas.

Não sabemos o que nos espera o dia de amanhã por isso temos a obrigação de fazermos do nosso hoje a grande prioridade da nossa vida. Dizer ao outro exatamente o que sentimos, dar aquele abraço apertado na pessoa que amamos, estar presente na vida do outro.

A fragilidade da vida tem que ser levada em conta e tratada com o mesmo cuidado que temos ao lidar com o cristal. Um simples sopro do vento pode extinguir a chama da alma e para quem fica viver com o arrependimento de não ter dito ou feito algo é terrível.

Esta obra é uma excelente forma de conhecermos as nuances da personalidade humana. É um elixir de sabedoria para os estudantes de psicologia.

Além de ser um professor maravilhoso de História. Eu particularmente adoro quando o autor tem o cuidado que o Hélder teve em colocar no rodapé das páginas as explicações para os locais, as personalidades famosas, as traduções dos dialetos árabes, enfim, incluir ali as informações necessárias para nos deixar mais participativos com a trama.

Recomendo esta leitura para aqueles que querem ir além do romance entre um casal. Que querem descobrir os segredos trancados dentro de si mesmos. Que querem encontrar o caminho que os levará até as suas almas.

O ser humano pode ser um anjo ou um demônio. Depende apenas de qual lado prefere estar: da luz ou das trevas.


Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário