Image Map

segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

(Resenha) O Labirinto dos Sonhos - Ema Machado


Título: O Labirinto dos Sonhos 

Autora: Ema Machado

Editora: Chiado Editora

Ano: 2017

Páginas: 160






Sinopse: Sara, uma menina pobre e sonhadora, consegue transitar entre dois universos paralelos. Em um, o mundo real repleto de dificuldades, o outro, repleto de seres mágicos que a ajudam a ultrapassar momentos difíceis. Realidade ou sonho? O universo contém segredos que a razão desconhece...





***




Através de um labirinto Sara é transportada todas as noites para um mundo habitado por seres místicos. Enquanto seu corpo físico descansa seu espírito fica livre para visitar este reino mágico.

No mundo real ela leva uma vida um pouco difícil. Sua família passa por algumas dificuldades financeiras e por causa disso sofrem privações. Sara ajuda os pais no que pode principalmente cuidando dos irmãos mais novos.

Já no outro mundo as dificuldades são mais perigosas. Ela ajuda as fadas a lutarem contra um ser maligno que pretende dominar o mundo mágico e depois o mundo dos humanos.

Este ser acredita que nós estamos levando o planeta rumo à destruição por não respeitarmos a natureza e cuidar dela como ela merece (acho que este ser não está tão errado né?).

Houve um tempo onde estes seres mágicos coabitavam a Terra com os humanos, mas para poderem proteger a natureza resolveram criar este mundo paralelo e de lá passaram a realizar um árduo trabalho para tentar refrear a destruição.

Sara é uma criança especial que possui a habilidade de poder ir até o outro mundo e faz uma enorme diferença na batalha travada entre as fadas e os elfos. E ao estar lá percebe o quanto a sua família é importante para ela.

Estas são as duas maiores lições aprendidas por esta menina: o valor da amizade e da família.

A trama “O Labirinto dos Sonhos” é classificada com uma história infanto-juvenil, mas eu a recomendo para as crianças menores de 10 anos, pois vai fazer com que estes pequenos leitores também assimilem as lições aprendidas pela protagonista Sara. É uma leitura super leve e rápida o que permitirá as crianças tomarem gosto pela literatura.

E os pais podem ler também para entenderem melhor os seus filhos, pois a Sara mostra através da sua narrativa (é ela quem nos conta a história) o que a maioria das crianças fazem.

Para muitos o mundo dos seres místicos não é real. É uma criação da mente da criança e quando a criança fala sobre isso para os pais estes não acreditam.

Mas o que os pais se esquecem é que também já foram crianças e passaram por este mesmo processo de “criação”.

Quando estamos dormindo no mundo físico deixamos a nossa alma livre para ir onde ela desejar. Pode ser algum lugar neste planeta ou em outro mundo real ou “imaginário”. O que importa é a liberdade de ir e deixar os “problemas” para trás.

Acredito que a vida de quem permite que a sua criança interior permaneça sendo uma criança é muito mais gratificante nas experiências, pois olhar o mundo com os olhos de uma criança o torna mais bonito.

Que caminhos vocês percorrem durante seus sonhos? Estão indo através de labirintos, barcos, trens, aviões... São tantas possibilidades.

E que mundos vocês andam visitando?

Espero sinceramente que estejam mantendo este pequeno ser vivo dentro de vocês e que enxerguem a vida com a pureza desta criança.




Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos


Um comentário:

  1. Agradeço imensamente, pelo belo trabalho, forma fiel e bacana como descreve meu livro.Grande abraço.

    ResponderExcluir