Image Map

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

(Resenha) A Desconhecida - Peter Swanson


A Desconhecida
Título: A Desconhecida


Autor: Peter Swanson

Ano: 2015

Páginas: 288

Editora: Novo Conceito





Sinopse: Uma história sombria, em uma atmosfera romântica e um quê de Hitchcock, sobre um homem que fora arrastado para uma trama irresistível de paixão e assassinato quando um antigo amor reaparece.de mentiras.
Em uma noite de sexta-feira, a rotina confortável e previsível de George Foss é quebrada quando, em um bar, uma bela mulher senta-se ao seu lado. A mesma mulher que desaparecera sem deixar vestígios vinte anos atrás. Agora, depois de tanto tempo, ela diz precisar de ajuda e George parece ser o único capaz de salvá-la. Será que ele a conhece o suficiente para poder ajudá-la?




***




Após 20 anos sem dar nenhuma notícia, Liana reaparece na pacata vida do George trazendo junto com ela um tornado que acaba com a sua tranquilidade.

Ele sempre foi apaixonado pela Liana e se deixa ser usado numa trama extremamente perigosa. Sua vida está em risco e da sua “namorada” acabar por ficar também.

George vive um relacionamento aberto com a Irene há 15 anos. Quando a Liana volta ele não pensa duas vezes antes de se deixar levar novamente pela paixão avassaladora que sente. Sabe que está sendo usado, mas mesmo assim não desiste de tê-la em sua vida de novo.

Liana é o tipo de pessoa que mente para o próprio reflexo no espelho. Ela não se importa com as consequências que seus atos terão na vida dos outros. Na verdade, usa todo mundo como peças de xadrez. Se lhe é útil suga até a última gota e depois descarta os restos. E assim vai vivendo sem amor próprio e fazendo do seu corpo um meio para chegar ao seu objetivo final.

George é viciado nela como todo dependente químico é viciado nas drogas. Viveu 20 anos em abstinência e bastou um estalar de dedos para se deixar entorpecer novamente. Mesmo quando a verdade é literalmente atirada na sua cara ele não desiste do vício.

O autor mostrou nesta história como o ser humano lida com a paixão. Quem disse que o amor é cego estava enganado. O amor faz enxergar e a paixão cria a ilusão da perfeição. A pessoa que alimenta demais este sentimento acaba por ser dominado por ele e, em muitos casos, devorado.

E é isso que acontece com o George. Ele se apaixonou pela Liana na faculdade e não aceitou o fato dela simplesmente sumir da sua vida. Então quando ela retorna ele se agarra na possibilidade de fazê-la ficar desta vez.

O final fica em aberto podendo ter ou não uma continuação. Eu acredito ser necessário uma continuação para que possamos ver até onde o George é capaz de ir por causa desta obsessão que ele sente pela Liana. E para tentarmos entender um pouco melhor a própria Liana.

Eu esperava mais da história principalmente por ter sido comparado com o Hitchcock. O suspense não convenceu foi até previsível. As atitudes do George o colocaram como um homem de 40 anos totalmente ingênuo, ou pelo menos foi esta a impressão que ele quis passar.

Talvez a intenção do autor fosse aguçar a curiosidade do leitor para uma continuação. Assim num próximo livro George pode vir com uma percepção da vida mais aprimorada e com atitudes mais firmes.

A Liana só apareceu como coadjuvante pois as cenas que ela está envolvida não a colocaram realmente no foco.

Desde menina tem atitudes dúbias com os homens. Por ter um pai viciado em jogos se deixa usar como pagamento de dívidas, algo que ela adora fazer ou não levaria para a fase adulta da sua vida a mesma forma de viver.

E também seria interessante o autor mostrar um outro lado da vida da Irene. Quem sabe com o afastamento do George ela não encontra alguém que a ame de verdade e possa ser feliz.

Vamos aguardar e ver o que o autor realmente pretende fazer com a sua desconhecida pois nesta história ela entrou como uma estranha e terminou como uma incógnita.



Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário