Image Map

quarta-feira, 6 de abril de 2016

(Resenha) A Herança de Kiana - Paula Cunha

Título: A Herança de Kiana

Autora: Paula Cunha

Ano: 2014

Páginas: 470

Editora: Chiado Editora



Literatura Estrangeira



Sinopse: Um estranho sonho leva Kiana a questionar-se sobre o poderá existir no mundo para além da sua terra natal.
Após um acontecimento trágico que muda a sua vida, Kiana é obrigada a deixar Allana com o velho sábio, Gobi.
Seguem em direção ao desconhecido e encontram criaturas inimagináveis e lugares inesquecíveis. Elfos, humanos, e criaturas desconhecidas como os Pikron e os Dragaras ajudam Kiana a descobrir aquilo de que é capaz.
Percorre o mundo em busca da justiça que a sua herança lhe concebeu e que o destino roubou. Mas a sua tarefa torna-se difícil quando é traída pela pessoa que menos esperava.
Lutando contra todas as hipóteses, com a ajuda dos seus fiéis amigos Gobi, o misterioso elfo Elthos e a sua família, Kiana questiona-se se será capaz de salvar o mundo. Ou se todos cairão às mãos de Dazorg e dos terríveis Vordon...



***



Kiana é uma jovem de 16 anos que está começando a trilhar a sua vida. Seu pai Timcy lhe ensinou tudo o que sabia para torná-la uma guerreira. Tem um irmão mais novo, o Luka, que ela adora e iniciou seu primeiro relacionamento amoroso com o Mika.

Para ela, a felicidade reinava a sua vida. Mas Kiana estava enganada. Esta felicidade foi apenas para amenizar o golpe cruel da tristeza que se abateu sobre ela.

Seus pais Timcy e Sandy foram brutalmente assassinados e seu irmão sequestrado. Isso tudo logo após descobrir uma parte importante do seu passado.

Por causa de todos esses acontecimentos, Kiana resolve seguir os seus sonhos e, na companhia do velho Gobi, deixa a sua aldeia Allana.

Leva na bagagem a dor pela perda dos pais, a incerteza do paradeiro do irmão e o imenso desejo de vingança.

No caminho para La’nyerian, ela se depara com os Pikron e com os Dragaras. Precisa aprender na prática forçada a lutar contra estas criaturas do mal e quase não consegue sobreviver.

Ela e o Gobi se juntam ao elfo Elthos e partem rumo à floresta Lissanin que protege a aldeia dos elfos.

Kiana passou longos 5 anos se preparando física e mentalmente para cumprir o seu destino. Ela era a única capaz de destruir o temido Darzog, o líder dos monstruosos Vordon.

Teve a ajuda do Elthos e da sua família. Seus pais biológicos viviam em La’nyerian junto com o Orphen.   

Elthos acabou por se tornar não apenas um amigo, mas o grande amor da vida da Kiana. Assim como o Orphen se tornou não apenas um amigo, mas um irmão do coração.

As batalhas que se seguiram foram brutalmente cruéis. Os aliados da Kiana tiveram perdas incomparáveis. Mas a pior parte ficou sendo a surpresa desagradável de saber o que havia acontecido com o Luka. Isso quase a destruiu.

Refeita de toda a dor Kiana ressurgiu ainda mais forte e pode finalmente cumprir o seu destino.

Agora vamos as minhas impressões sobre a leitura:

Esta poderia ser mais uma história de uma jovem que descobre que não é quem pensava ser e que tem um propósito maior a cumprir. Acontece que esbarramos no talento da autora Paula que conseguiu criar um novo enredo para a história.

Kiana é jovem e não imagina que foi adotada. Leva um grande choque quando a verdade é revelada. Porém sua reação lhe trás o peso do arrependimento. No início ela fica com raiva dos pais por não terem lhe contado antes, mas percebe que isso não muda em nada o que ela sente por eles. Só que infelizmente ela não tem tempo de lhes dizer isso.

A raiva pelo arrependimento foi unida a raiva pela perda definitiva dos pais e se transformou num desejo insano por vingança.

Na sua trajetória rumo a La’nyerian foi encontrando pelo caminho seres especiais que lhe transmitiram lições edificantes para a sua alma. A cada “mestre” que passou por ela um aprendizado foi assimilado.

Com a ajuda constante do Gobi e do Elthos, Kiana desenvolveu plenamente suas capacidades de luta e aprendeu a dominar o desejo por vingança. Somente assim ela pode entender o seu destino.

A história é repleta de personagens e cada um deles teve um momento importante na trama. As mensagens passadas foram como gotas de sabedoria para encher o cálice da força e do aprimoramento de vida da Kiana.

E estas mesmas mensagens devem ser analisadas pelo leitor.

O desejo de vingança pode ser um combustível para nos impulsionar a seguir em frente após uma grande perda, mas se o deixarmos dirigir nossos passos acabaremos por cair num abismo sem volta.

Ninguém vence sozinho. Quando estamos unidos a pessoas que nos querem bem encontramos a força necessária para vencermos não apenas o inimigo, mas a nós mesmo. Superamos nossos limites e nos tornamos melhores.

As escolhas feitas pelo coração são ainda mais fortes que as de sangue. A adoção é um ato de amor incondicional. Abrir sua vida e seu coração para uma criança que não tem o mesmo sangue que o seu é a forma mais sublime de demonstrar amor. Os irmãos criados por este laço são como gêmeos separados na maternidade e que se reencontram.

Kiana passou por um processo doloroso para chegar a evolução plena das suas habilidades como guerreira, como mulher e como líder.

Confesso que fiquei encantada com o Elthos. Acho que finalmente encontrei o meu lugar por isso estou procurando a localização de La’nyerian e pensando em me juntar aos meus irmãos elfos. Dizem que não existe a perfeição nos humanos e agora descobri o motivo. Os elfos ficaram com ela todinha para eles kkkkkkkkkk

A herança da Kiana não pertencia somente a ela, mas a cada um que decidiu se unir em prol do bem maior. Ela foi partilhada entre todos que se propuseram a lutar mesmo sem ter a certeza da vitória. A única motivação que tinham era que o mal jamais irá prevalecer enquanto o amor existir nos corações das pessoas. E a magia sempre existirá para quem nela acreditar.

  

Um leve bater de asas *O:-) anjinho  *O:-) anjinho  para todos!!!!

Khrys Anjos

Nenhum comentário:

Postar um comentário